Connect with us

Santana do Piauí

Artistas de Santana do Piauí beneficiados com a Lei Aldir Blanc participam de Live Cultural

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santana do Piauí realizou na última sexta-feira, 06 de novembro, a Live dos Artistas. O evento aconteceu no clube do Galego, na Lagoa dos Marcelinos, zona rural, com a finalidade de dar visibilidade aos artistas cadastrados e beneficiados com auxílio emergencial, por meio da Lei Aldir Blanc, que tiveram suas apresentações suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus.

Na apresentação de Marcos Salesberg, a live reuniu vários artistas sendo eles da música, artesanato, dança, tais como: Rony Sousa, Jakson e banda Menino Chorão, Tonivan Lima, Flávia Santos, Leanderson Silva e Os Gêmeos do Forró.

A secretária de Educação e Cultura, Maria Inês, falou sobre a realização e participação dos artistas santanenses.

“Foi uma live muito boa com muitas pessoas assistindo.  Nos engajamos para realizarmos essa live por conta que nossos artistas estão prejudicados em tempos de pandemia, pois esse auxílio é necessário e importante para esse momento. Temos artistas bons que merecem e são dignos de receber […] É um benefício que rege através de muita burocracia e não é fácil para vir”, enfatiza Maria Inês.

Na ocasião foram expostos e apresentados aos internautas produtos e peças fabricados através do artesanato como doces, acessórios, peças e enfeites dentre outros.

Publicidade

A live foi transmitida pelo canal do Youtube https://www.youtube.com/watch?v=0eamv8MkYv4&t=7723s e conta com  mais de 1.581 visualizações.

Sobre a Lei Aldir Blanc

A Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc nº 14.017 foi sancionada no dia 29 de junho de 2020 e carrega o nome de um dos maiores ícones da Cultura no país, o letrista Aldir Blanc, autor de mais de 600 canções que foram interpretadas por grandes nomes da música popular brasileira como Elis Regina na música “O bêbado e o equilibrista” , “De esquina em esquina” na voz de Clara Nunes, “Mirante” por Maria Creuza entre outros cantores.

Aldir foi parceiro de pelos menos 50 artistas. Dentre eles, João Bosco, Guinga, Moacyr Luz, Cristóvão Bastos, Maurício Tapajós, Carlos Lyra entre outros.  Além da  música, Blanc escreveu crônicas inspiradas na sua vida nos subúrbios cariocas para os jornais “Última Hora”, “Tribuna da Imprensa” e a revista “Homem”, até fixar-se em “O Pasquim”, em 1975, além dos livros “Rua dos Artistas e Arredores” (1978) e “Porta de Tinturaria” (1981), que seriam reunidos em um só volume como o título “Rua dos artistas e transversais” em 2006.

Aldir morreu no dia 04 de maio de 2020, vítima da Covid-19, aos 73 anos. Blanc deixou a esposa Mari Lucia, quatro filhas, cinco netos e um bisneto.

Publicidade

    

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS