Connect with us

Simões

Saúde de Simões promove capacitação sobre autolesão, prevenção e posvenção do suicídio

Publicado

em

A Prefeitura de Simões, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, realizou nesta terça-feira, 29 de novembro, uma qualificação com o tema ‘Autolesão, Prevenção e Posvenção do Suicídio’, ministrada pela psicóloga e suicidologista, Thátila Brito. O momento foi voltado para profissionais de saúde do município.

Na ocasião, o evento aconteceu no auditório da escola CEM e contou com a presença da primeira-dama e secretária de Saúde de Simões, Isamária Dantas; da psicóloga e suicidologista, Thátila Brito; da coordenadora do APS, Maria Emanuela; da psicóloga do CAPS, Kátia Morais; da psicóloga do CREAS, Gika Mary; além de profissionais das unidades de saúde do município.

A qualificação teve como objetivo capacitar profissionais de todas as unidades de saúde do município que atuam de forma qualificada e humanizada com pessoas em situações de vulnerabilidade e com comportamento suicida.

De acordo com a secretária de Saúde de Simões, Isamária Dantas, o suicídio é uma importante questão de saúde pública, e por isso, o município tem essa preocupação de capacitar seus profissionais para acolhimento e condução.

“O suicídio é uma importante questão de saúde pública, cercado de tabus e estigmas. É um assunto sério para o qual precisamos ter profissionais e instituições preparados para o acolhimento e condução dos casos. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde preparou esse momento, onde trouxemos ao nosso município uma das profissionais mais qualificadas no estado do Piauí para trabalhar essa temática, que é a psicóloga Thátila Brito”, frisou.

Isamária Dantas também destacou que o município tem realizado capacitações e trabalhado o tema. Ela também agradeceu aos profissionais de saúde pela presença e destacou a importância da ação.

“Manifesto o meu respeito e admiração por todos os profissionais da saúde e agradeço a cada um que participou desse momento que preparamos com muito carinho. Queremos levar esse conhecimento necessário para ofertarmos uma saúde mental mais preparada para nossos munícipes”, afirmou.

Publicidade

A psicóloga e suicidologista Thátila Brito explicou que a qualificação se trata de uma estratégia nacional.

“Nós estamos aqui cumprindo a estratégia nacional que orienta que devemos qualificar os profissionais para lidar com as pessoas em sofrimento e com o risco de suicídio, então estivemos reunidos com os profissionais do SUAS, do SUS, Atenção Primária e Gestores para qualificarmos as ações voltadas para esse público”, pontuou.

Após o primeiro momento de forma presencial, a tendência é que seja realizado um segundo encontro, de forma remota.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS