Connect with us

Simões

Simões encerra a II Expocaprinor com distribuição de R$ 20 mil em premiação

Publicado

em

A distribuição de 20 mil reais em premiação marcou, neste domingo (27), o encerramento da 2ª edição da Expocaprinor – Exposição e Feira de Caprinos e Ovinos, realizada no Parque de Exposição José Antônio Lopes, em Simões.

O evento foi promovido pela Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos da Região de Simões (Caprinor), em parceria com a Prefeitura de Simões, e o apoio dos deputados Júlio César e Georgiano Neto, o Senar, Sebrae e o Banco do Nordeste, com o objetivo de fomentar a economia local, valorizar o agronegócio e fortalecer as cadeias produtivas a partir do melhoramento genético dos animais.

Ao longo de quatro dias, o parque recebeu milhares de pessoas, foi palco de shows artísticos e se transformou num verdadeiro balcão de negócios, com a comercialização da animais e a liberação de recursos por parte do Banco do Nordeste.

A Expocaprinor reuniu aproximadamente 350 animais de expositores do próprio município e vindos de outras cidades do Piauí, como Caldeirão Grande, Jacobina, Paulistana, Acauã, Fronteiras, Patos, Jaicós, Padre Marcos, Pio IX e Lagoa do Barro, e do Pernambuco, como Santa Filomena, Trindade, Dormentes, Araripina e Petrolina.

O prefeito de Simões, Zé Wlisses, que por meio da sua gestão foi um dos principais apoiadores do evento, comemorou o sucesso da II Expocaprinor.  

“Para nós é uma alegria e uma satisfação poder estar finalizando esse evento de forma positiva. A Expocaprinor é um momento importante para os criadores do município de Simões, e também para os expositores que vieram de fora, pois possibilita essa troca de conhecimentos que é fundamental para o melhoramento genético dos animais e o fortalecimento das cadeias.”, disse.

O gestor agradeceu a todos que participaram e anunciou que vai trabalhar junto com a Caprinor e demais envolvidos para fazer um evento ainda maior em 2023.

Ananda Sousa, presidente da ACOCAP de Caldeirão Grande que atuou como juíza de admissão, elogiou a organização. “Estão de parabéns a organização e os expositores. Tivemos aqui uma grande diversidade de raças com qualidade nos produtos apresentados. Para mim foi uma honra trabalhar no município vizinho de Simões. Estarei sempre à disposição para contribuir com a Expocaprinor.”, disse.

No encerramento, o presidente da Caprinor, Esdras Carvalho, o Edinho, agradeceu ao prefeito Zé Wlisses e aos demais apoiadores, a todos os envolvidos na organização, e avaliou o evento de forma positiva, considerando a qualidade dos animais, das raças e o volume de vendas. Ele finalizou convidando a todos a retornarem em 2023.

Edilberto Abdias, secretário de Administração, representando a vice-prefeita Claudeir Feitosa, falou da alegria participar de um evento desse porte no seu próprio município. “A nossa feira está na segunda edição, mas já podemos sentir que será uma das maiores feiras do estado do Piauí.”, disse.

Ele parabenizou a gestão pelo incentivo e apoio a todas as cadeias produtivas do município, salientando que Simões vem crescendo na apicultura, mandiocultura, psicultura e na criação de ovinos e caprinos. Enalteceu, também, aos expositores pela contribuição que deram ao evento, possibilitando essa troca de conhecimentos e trazendo a melhoria genética dos rebanhos locais, e elogiou a Caprinor pela realização do evento com tamanho sucesso.

Presente no evento, o chefe de gabinete, Magno Dantas, parabenizou aos organizadores do evento. “O evento foi grandioso e muito bem executado. Esperamos que em 2023 consigamos melhorar ainda mais e engrandecer a Expocaprinor em todos os aspectos, como aconteceu esse ano em relação à primeira edição.”, disse. Magno também fez menção positiva aos expositores pela qualidade dos animais.

Após os pronunciamentos aconteceu a premiação dos expositores e a entrega de dois reprodutores doados pelo prefeito Zé Wlisses e pelo deputado estadual Georgiano Neto à associação de criadores de Simões.

Publicidade

Prefeito presenteia o pai

Durante a II Expocaprinor, o prefeito Zé Wlisses presentou seu pai, Abdias Carvalho, com um ovino puro sangue da raça Santa Inês, adquirido da fazenda 3G, de Pio IX, que participou da feira.

Em entrevista, ele falou sobre a surpresa feita ao pai. “Pai aniversariou no último dia 13, e eu tinha dito que ia dar um presente a ele. E hoje fiz essa surpresa. Tive um prazer e a satisfação de presentar o meu pai com esse animal da raça Santa Inês. Meu pai sempre foi um homem trabalhador, um grande produtor rural, criador. Aqui para ele não apenas trabalho, mais uma paixão.”, disse.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS