Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

SIMÕES | Prefeitos Zé Wlisses e Filipe Gonçalves visitam Expocaprinor e afirmam apoio a cadeias produtivas

Publicado

em

No terceiro dia da EXPOCAPRINOR – Exposição e Feira de Caprinos e Ovinos de Simões, o prefeito Zé Wlisses, anfitrião do evento, recebeu a visita do prefeito de Caldeirão Grande do Piauí, Filipe Gonçalves, que recentemente promoveu em seu município um dos maiores eventos do segmento no interior do Piauí, a Expocaboclos.

Os gestores visitaram a área de exposição e comercialização de animais, conversaram com criadores e, reconhecendo o potencial da ovino e caprinocultura, reafirmaram o apoio às cadeias produtivas.

O prefeito Zé Wlisses enfatizou a importância da realização da exposição, que além de gerar entretenimento à população por meio das festas e fomentar a economia local, valoriza o agronegócio, possibilitando a compra e venda de animais, promove um intercâmbio entre criadores locais e de outros municípios, proporcionando uma troca de experiências que favorecem o melhoramento genético dos animais.

Em entrevista, o gestor voltou a salientar que os rebanhos de ovinos e caprinos têm aumentado em quantidade e em qualidade genética em Simões. “Quando a gente promove a feira aqui junto com a Caprinor, o que a gente quer é justamente isso, é incentivar ainda mais o fortalecimento dessas cadeias. Esse é o segundo ano da Expocaprinor em Simões e nós vamos continuar sendo parceiro e dando a nossa contribuição para esse grande evento.”, pontuou.

Caldeirão Grande do Piauí esteve presente na II Expocaprinor com a participação de três expositores, dentre estes, João Paulo, que é membro da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos (ACOCAP) e o primeiro a criar animais sangue puro da raça Santa Inês, devidamente registrados e aptos a participarem da pista de julgamentos.

Ao portal Cidades na Net, o prefeito Filipe Gonçalves enalteceu a exposição de Simões. “A Expocaprinor é, também, um grande evento que visa motivar e incentivar os criadores de Simões e da região a trabalharem o melhoramento genético dos rebanhos e fortalecer ainda mais as cadeias da ovino e caprinocultura.”, disse.

Caldeirão Grande do Piauí realiza a Expocaboclos há doze anos e, segundo ele, os resultados têm sido positivos. “É motivo de alegria ver que mais municípios estão abraçando essa iniciativa e promovendo eventos nesse segmento. Quero aqui parabenizar a Associação e a Prefeitura de Simões pelo evento, pela organização. Juntos nós vamos fazer com que a caprino e ovinocultura da nossa região se fortaleça cada vez mais.”, pontuou.  

No terceiro dia do evento, o Parque de Exposições José Antônio Lopes recebeu um grande público. Muitos que estavam na feira livre de Simões, que acontece semanalmente aos sábados, aproveitou para visitar a Expocaprinor.

Seguindo a programação, aconteceram o concurso de animais leiteiros e os julgamentos para a escolha dos animais campeões e reservados em diversas categorias. O julgamento é realizado pelo renomado juiz de pista, Dr. Domingos Ribeiro, da cidade de Campo Maior.

Publicidade

À noite, no último dia de shows da Expocaprinor, se apresentaram no palco do evento Douglas Parente, Marquinhos do Pará, Pedrim Cantor e Joice Mel.

A Expocaprinor

A exposição e feira de ovinos e caprinos é promovida pela Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos da Região de Simões (Caprinor), em parceria com a Prefeitura de Simões. O evento acontece desde quinta-feira, 24, no Parque de Exposição José Antônio Lopes, e encerra hoje, domingo, 27, com a cerimônia de premiação, quando serão distribuídos 20 mil reais.

Segundo Josse de Belim, secretário da Caprinor, o evento reúne com aproximadamente 350 animais e 39 expositores do próprio município e vindos de outras cidades do Piauí, como Paulistana, Pio IX, Fronteiras, Jaicós, Jacobina, Padre Marcos, Acauã, Caldeirão Grande, e do Pernambuco, como Dormentes, Araripina, Petrolina, Trindade e Afrânio.

Na programação, Além da exposição e feira de animais das raças Boer, Savana, Anglo Nubiana, Santa Inês, Dorper, Sulffolk, White Dorper, Berganês e Parda Alpina, também aconteceram os julgamentos dos concursos de animais, oficinas, cursos e a liberação de recursos.

VEJA FOTOS DO 3º DIA DA EXPOCAPRINOR:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS