Connect with us

Simões

SIMÕES | Educação inicia o ano com formação para professores; prefeito anuncia reajuste acima do piso

Publicado

em

Enquanto os estudantes aproveitam os últimos dias de férias, a Prefeitura de Simões e a Secretaria Municipal de Educação se preparam para o início do ano letivo. Nesta segunda-feira, 30 de janeiro, no Auditório da Escola CEM, teve início o VII Seminário de Educação em Simões.

O encontro reuniu cerca de 140 profissionais que atuam na Rede Pública Municipal de Ensino, e autoridades como o prefeito Zé Wlisses, a vice-prefeita Claudeir Feitosa, a secretária municipal de Educação, Íris Elaine, o chefe de gabinete Magno Dantas, o secretário de Administração, Edilberto Carvalho, e o secretário de Meio Ambiente, Raimundo Leite.

O objetivo do Seminário é capacitar os profissionais da Educação a partir do tema central “Educação para Transformação: Pilares de uma escola que acolhe, inclui e supera”. Ao todo, serão quatro dias de atividades com um ciclo de palestras e oficinas. Conforme a programação, nos dias 30 e 31 de janeiro, acontece o Seminário de Educação, e nos dias 01 e 02 de fevereiro, acontece o planejamento com reuniões por escola.

“Estamos aqui para discutir metas e objetivos, rever estratégias, fazer ajustes necessários com vistas a superar fragilidades dentro do sistema e lutar por novas conquistas.”, disse a secretária de Educação Íris Elaina.

A secretária reafirmou seu compromisso de buscar melhorias para Rede de Ensino e conclamou a classe educadora para uma nova parceria em prol de uma educação de qualidade em 2023. “Que a parceria continue firme para esse novo ano de 2023 e que mantenhamos sempre o mesmo foco de oferecer escola pública com qualidade, de modo a promover a educação integralmente e indistintamente dentro das potencialidades e habilidades de cada indivíduo envolvido.”

O prefeito Zé Wlisses, em sua fala agradeceu aos educadores pelo trabalho realizado em 2022, reconhecendo os avanços alcançados, principalmente, a partir da implantação do Ensino Integral. “Quero agradecer a vocês por tudo. A Educação é o pilar principal, e vocês professores são o ponto chave na vida educacional de um estudante.”, disse.  

Reajuste do piso salarial

Na oportunidade, perante a classe educadora, o prefeito Zé Wlisses anunciou a concessão do reajuste do piso salarial dos professores da Rede Pública Municipal de Ensino, bem como da VPNI – Vantagem Pessoal Nominalmente Identificável. Segundo ele, a gestão analisou o impacto dos reajustes e fez um planejamento financeiro.

Publicidade

“Anuncio aqui um aumento de 16% do piso salarial e de 15% na VPNI.”, disse o gestor, sendo calorosamente aplaudido pela classe. Zé Wlisses informou que vai enviar Projeto de Lei para a Câmara Municipal para regulamentar os reajustes.

Ao finalizar seu pronunciamento, o gestor manifestou seu desejo que a qualidade da educação possa avançar ainda mais em 2023. “Que possamos ter cada dia mais uma educação de qualidade em nosso município. É o que nós desejamos. Acredito muito na competência de todos vocês.”, disse.

Palestra

Após a cerimônia de abertura, foi realizada a primeira palestra do Seminário, que foi ministrada pelo renomado pedagogo Geraldo Peçanha de Almeida, que é mestre em teoria literária e doutor em crítica literária, que explanou sobre o tema “Novos contextos de aprendizagem no pós-pandemia: recuperação de conteúdo, motivação dos educadores e desafios para as famílias.”

Após o intervalo, a psicóloga Apolônia Ana de Carvalho Neta ministrou a segunda palestra do dia, com o tema “Estratégias pedagógicas que auxiliam a vencer os desafios da inclusão escolar de alunos com deficiência e com transtorno do neurodesenvolvimento.”

A programação desta segunda-feira segue durante a tarde com um momento para compartilhamento de experiências exitosas e palestras com os temas “Educação Inclusiva” e “As dez Competências da BNCC no Ano Letivo.”

Publicidade

Retorno às aulas

O retorno às aulas nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino em Simões está previsto para o dia 07 de fevereiro, quando os cerca de 140 professores e mais de 2.700 alunos retornarão às salas de aula para o ano letivo 2023.

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS