Connect with us

Saúde

SIMÕES | Secretaria de Saúde realiza roda de conversa em alusão as campanhas “Janeiro Roxo” e “Janeiro Branco”

Publicado

em

Janeiro Roxo é o mês da conscientização sobre a Hanseníase, uma doença infecciosa, causada por uma bactéria chamada Mycobacterium Leprae, antigamente chamada de “Lepra”, termo não mais utilizado no Brasil desde a década de 1970.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção da doença, a Secretaria Municipal de Saúde de Simões, promoveu ações em alusão a campanha mundial de combate a Hanseníase.

Na manhã desta quinta-feira, 30, a campanha foi realizada na Unidade Básica de Saúde Raimunda Tereza, onde estiveram presentes profissionais da saúde e comunidade. Foram realizados atividades como roda de conversa, panfletagens, além de palestras abordando sobre transmissão, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento e complicações.

A Enfermeira Renata Sulamita, que está à frente das ações, falou sobre a campanha de combate a Hanseníase e ressaltou a importância das pessoas procurarem os serviços de saúde para fazer o diagnóstico. “A proposta hoje foi fazer essa roda de conversa para informar mais sobre a Hanseníase e juntamente com a equipe de saúde esclarecer sobre mitos relacionados à doença e conversar sobre a importância da campanha”, disse.

O Ministério da Saúde alerta que quanto mais cedo diagnosticar a Hanseníase, mais cedo a pessoa poderá ser tratada e assim evitar sequelas. A doença tem cura e o Sistema único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente, do diagnóstico ao tratamento.

Publicidade

Durante a roda de conversa, alguns participantes que foram infectados, e que, com o tratamento conseguiram vencer a doença, deram depoimentos e falaram sobre a importância de deixar para trás o preconceito e buscar o tratamento para curar a Hanseníase.

Logo a após, a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Simões, participou do momento de promoção da saúde e abordou temas sobre o “Janeiro Branco”, mês dedicado a campanha relacionada à conscientização e prevenção em relação a saúde mental.

Na ocasião, realizaram palestra sobre a importância de cuidar da mente, emoções e pensamentos. A Psicóloga Raila Morais fez um momento de relaxamento com os participantes, trabalhando a respiração e o relaxamento muscular, permitindo melhor equilíbrio físico e mental.

Em seguida, a coordenadora do CAPS, Suely Carvalho, apresentou uma dinâmica reflexiva contextualizada com a temática a apresentada.

O momento foi finalizado com uma música e abraços entre os participantes.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS