Connect with us

Vila Nova do Piauí

Educação de Vila Nova lança novo projeto de leitura para alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais

Publicado

em

A Prefeitura de Vila Nova do Piauí entregou mais uma importante benfeitoria para a comunidade escolar nesta quarta (15) e quinta-feira, 16 de maio. Trata-se do projeto ‘’Ler é uma Aventura’’ que contempla as escolas Sabino Gomes de Lima e Zacarias Manoel da Silva. As respectivas unidades de ensino são dirigidas pelas professoras Esmeralda Silva Araújo e Luzia Francisca de Jesus e têm as secretárias Maria Eline de Moura Ribeiro e Wânia da Silva Lima.

O projeto conta com parcerias das Secretarias de Cultura, Assistência Social, Saúde, Meio Ambiente, Conselho Tutelar, Escola Bíblica Dominical (EBD), Encontro de Jovens com Cristo (EJC), e Pastoral da Juventude, bem como o envolvimento dos docentes: Adélia Josefa de Medeiros, Ana Maria de Alencar Silva, Cesária Francisca de Lima, Daiane de Sousa Luz Leal, Daniele Moura de Araújo Veloso, Edelson Edmilson da Silva, Francisco de Assis Sousa, José Gilmar Sousa Silva, Janaína da Silva Cardoso, Josele de Carvalho Silva, Kaélio Francisco Luz, Kelyomaíra de Jesus Silva, Lucimar Maria da Silva Beserra, Maioneide Madalena de Jesus, Pascoal Neto de Brito, Joseneusa Eva da Silva, Edivânia Terezinha de Jesus Lima, Maria Regilene Costa e Paiva, Alany de Oliveira Luz.

Voltado para alunos do Ensino Fundamental (Anos Iniciais de 1º a 5º ano), o Ler é uma Aventura tem como objetivo desenvolver habilidades relacionadas à leitura, interpretação e produção de texto estimulando no educando o gosto pela leitura e escrita, ampliando o conhecimento linguístico e cultural dos mesmos. O intuito é de proporcionar aos alunos uma visão crítica e contextualizada dos assuntos adquiridos dentro e fora da sala de aula. O Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano é coordenado pela professora Marciana Brito.

O prefeito Belim esteve presente e destacou que continuará trabalhando em prol de todos os setores.

“Apoiei, apoio e apoiarei a educação de Vila Nova do Piauí no que for preciso. Não medirei esforços para fazer com que haja sempre o impulsionamento e otimização do ensino em todos os níveis. Assim como na educação farei na saúde, na assistência e em todos os setores da administração. Queremos Vila Nova cada vez melhor”, reafirmou.

Ao longo do período que se estende até o mês de novembro, quinzenalmente cada professor com sua respectiva turma irá visitar a sala de leitura da escola de acordo com o cronograma previsto e o mesmo planejará uma aula atrativa e selecionará livros para os alunos lerem.

A solenidade foi marcada pela apresentação e desfile de alunos e professores trajados de personagens como a Princesa, Lobo Mau, Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel (veja mais imagens abaixo na galeria).

Publicidade

De acordo com a secretária de Educação, Gorete Leal, serão formados grupos com os alunos, os quais realizarão atividades diversas sobre as histórias estudadas, de interpretação, produção, recorte, colagem, pinturas bem como apresentações, varal de atividades. Todo trabalho será desenvolvido por meio de aulas lúdicas despertando a criatividade, imaginação e interesse dos alunos pela leitura.

A secretária destacou que uma vez no mês em data a decidir pela gestão escolar, uma das secretarias parceiras serão convidadas para a Hora da contação de história.

“A atividade será desenvolvida com todas as turmas no pátio e planejada pela equipe convidada, criando momentos de interação entre todos os participantes. Cada secretária ficará responsável pelas estratégias que irão utilizar. No mês seguinte será o momento das mamães e papais na escola. Os mesmos serão convidados para a turma de seus respectivos filhos a participarem do momento de contação de história e relato de experiência com a leitura”, destacou a secretária de Educação de Vila Nova do Piauí.

A coordenadora do Ensino Fudamental, Marciana Brito, revelou que é uma grande satisafação contribuir com o projeto de leitura.

“Me sinto muito grata e feliz em mais um ano está contribuindo com a realização e a execução do projeto de leitura ler é uma aventura, que será desenvolvido nos anos inicias, na U. E. Sabino Gomes de Lima e U. E. Zacarias Manoel da Silva. Durante todo o ano teremos varias ações, que tem como objetivo despertar nos alunos o gosto e interesse pela leitura e desenvolver as habilidades relacionadas a mesma. Agradeço a todos os professores que irão trabalhar o projeto, por todo empenho e comprometimento e as secretarias parceiras por terem aceito nosso convite”, agradeceu a coordenadora.

Representando a Unidade Escolar Sabino Gomes de Lima, a diretora Esmeralda deu boas-vindas e interagiu com os alunos.

“O projeto é trabalhado por todos os professores e a equipe gestora da referida escola. São estratégias de engajamento para proporcionar uma visão ampla de todos os alunos para com o processo de ensino e aprendizagem e também o habito da leitura, que também é uma preocupação que a gestão municipal tem para proporcionar momentos como esse para o nosso público”, destacou Esmeralda.

Além da secretária Gorete, da diretora Esmeralda e da coordenadora Marciana, a assistente social Cleide Leal e a conselheira tutelar Elisângela Silva fizeram uso da palavra. Cleide representou a Secretaria de Assistência Social e em seu pronunciamento destacou que a leitura é muito importante para os alunos. Na ocasião ele parabenizou a escola por desenvolver o projeto. “É através da leitura que nós adquirimos conhecimento. Ninguém consegue se desenvolver sem a leitura e sem conhecimento”, enfatizou. “É importante e se faz necessário desenvolvermos esse prazer pela leitura”, concluiu a assistente social.

Elisângela Silva explicou para os alunos qual a função do Conselho Tutelar. “Somos cinco pessoas que defendem o direito de vocês, protegemos, cuidamos, e orientamos os pais de vocês. Aproveitem o projeto”, disse.

A diretora Luzia Francisca, deu boas-vindas, agradeceu pela presença e pela oportunidade de participar da abertura do projeto.

“É muito importante, pois os alunos desenvolvem habilidades e competências importantes para sua aprendizagem. Além disso, o desenvolvimento dessas habilidades acontece de modo lúdico e autônomo por meio da leitura, fazendo com que o projeto de leitura seja uma metodologia ativa de ensino perfeita para engajar os alunos”, concluiu Luzia.

Fotos

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS