Connect with us

Vila Nova do Piauí

Percurso Formativo do PPAIC em Vila Nova trabalha a inteligência emocional e AEE

Publicado

em

A Prefeitura de Vila Nova do Piauí na gestão do prefeito Belim Leal, através da Secretaria Municipal de Educação, trabalhou durante esta quinta (04) e sexta-feira (05) o I Percurso Formativo do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) de 2024.

No primeiro dia o percurso iniciou às 13h com formação voltada para Educação Infantil, Gestores Escolares e Ciclo de Alfabetização, marcado pela entrega de certificados aos participantes do ano de 2023 e de camisetas patrocinadas pela Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação.

O prefeito Belim reforçou o compromisso com a Educação Municipal no tocante a todo aparato necessário em prol da evolução.

Prefeito Belim enfatiza importância de programas e formações para a educação de Vila Nova do Piauí

“Todas as formações são importantes para a evolução do ensino e aprendizagem. Nossa gestão sempre trabalha com esse proprósito e foi pensando nisso que estamos sempre buscando programas educacionais”, declarou o prefeito Belim.

Professores recebem certficados
Primeiro dia é marcado por entrega de camisetas do PPAIC

O PPAIC tem como coordenadora municipal, a professora Jasmira Leal. As formadoras são: professoras Ana Maria (Educação Infantil) e Marciana (Ciclo de Alfabetização). O programa tem como finalidade assegurar as condições necessárias para que todos os alunos cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático e, consequentemente, com habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma. Este programa fomenta a alfabetização dos alunos da Rede Municipal nos anos iniciais e consiste em auxiliar os professores facilitando a aprendizagem dos alunos.

Coordenadora municipal do PPAIC Jasmira Leal e as formadoras Marciana e Ana Maria

De acordo com Jasmira Leal, nesta sexta-feira, 05, o percurso também trabalhou os três segmentos: Educação Infantil, Gestores Escolares e Ciclo de Alfabetização, além de palestras e planejamentos mensais.

Professora Gorete Leal é secretária de Educação de Vila Nova do Piauí. Ela retorna para administração da pasta e destaca que as formações são de grande importância.

“É importante a formação porque certamente vai contribuir para o bom desenvolvimento e assim os alunos chegarão com suas habilidades na idade certa. A formação é um dos pilares fundamentais para que a educação dê certo. Meu propósito é formar professores para formar nossos alunos”, destacou a secretária. “O sentimento é de gratidão a Deus e ao prefeito pela confiança. Estamos para continuar o trabalho e atividades com compromisso e muita força de vontade para que tudo dê certo”, destacou.

O PPAIC é trabalhado em Vila Nova desde o ano de 2022. Recentemente estão sendo desenvolvidas atividades do RENALFA (Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada).

Publicidade

Palestras

As palestras foram conduzidas pelas professoras Alcenir Luz e pela psicóloga Ancelma. A professora Alcenir Luz trabalhou em sua palestra com a inteligência emocional, relacionamento interpessoal, entre outras habilidades necessárias para o bom desenvolvimento no dia a dia com alunos.

Ancelma e a professora Meirinha falaram sobre a importância da sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado) e da troca de informações e conhecimentos do professor psicopedagogo de AEE com os docentes do ensino regular.

Psicóloga Ancelma

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades especiais e fornecendo um atendimento individualizado aos alunos com necessidades educacionais especiais, onde eles recebem suporte e instruções adaptadas às suas necessidades.

Professora Meirinha

O professor para atuar nessa sala, tem que ter formação em psicopedagogia clínica, tendo como função acompanhar e desenvolver recursos pedagógicos adaptados com materiais didáticos personalizados, utilizando tecnologias assertivas e estratégias diferenciadas de ensino.

“Esse espaço ele também oferece formação e acolhimento aos demais profissionais da escola, visando sensibilizá-los sobre a importância da inclusão e capacitá-los para atender adequadamente às necessidades educacionais. O público-alvo são alunos com deficiência, alunos com transtorno globais de desenvolvimento, alunos com altas habilidades superdotados”, ressaltou a psicóloga.

No encontro foi falado sobre com ter um olhar mais específico para o contexto familiar de cada aluno e da necessidade de trabalhar a empatia entre alunos e professores, visando um desenvolvimento mútuo entre os dois.

Fotos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS