Connect with us

Vila Nova do Piauí

VILA NOVA | Cultura realiza programação em celebração à Consciência Negra; veja como foi

Publicado

em

Nesta quinta-feira, dia 23 de novembro, o município de Vila Nova do Piauí, sob a gestão do prefeito Manoel Bernardo, o Belim, promoveu uma programação especial em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra.

Intitulada “Novembro Negro”, a iniciativa foi organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e teve como objetivo celebrar a negritude e a luta da população preta do país.

A programação teve início pela manhã, com a realização de uma oficina de arte para a primeira infância, ministrada pela secretária de Cultura, Cicera Geovania, para alunos da creche Professor Osvaldo.

“A gente pensou em uma programação mais extensa para o mês de novembro, chamada de campanha novembro negro. Nesta campanha, buscamos trabalhar várias oficinas com o público infantil e adolescente, com o intuito de promover o diálogo com outras políticas públicas, como a educação e a saúde. Temos a necessidade de priorizar a primeira infância, pois sabemos o quão presente o racismo ainda está em nossa sociedade, sendo transmitido de geração em geração. Por isso, a Secretaria de Cultura lançou esse projeto, que busca debater e combater o racismo todos os dias. Através das oficinas com as crianças da pré-escola, realizadas em parceria com a Secretaria de Educação, trabalhamos essa temática tão importante”, pontuou a secretária.

Durante a oficina, as crianças tiveram a oportunidade de aprender sobre a história da consciência negra, expressar sua criatividade através de pinturas no rosto e criar desenhos que ficarão expostos. Na oportunidade, estiveram presentes profissionais da educação e da Biblioteca Patativa do Assaré.

No período da noite, foi realizado um cine debate voltado para adolescentes e jovens do NUCA (Núcleo de Cidadania Adolescente), Xadrez e grupo AJA. A palestra, ministrada por Taynara Oliveira, abordou o racismo e suas consequências na vida dos adolescentes, utilizando um curta-metragem intitulado “Preto no Branco”.

A palestrante, Tayanara Oliveira, aproveitou a oportunidade para falar sobre o encontro.

“O curta-metragem conta a história de um jovem negro que foi preso injustamente e traz à tona a realidade que muitos adolescentes vivenciam sem saber. É crucial falarmos sobre essas experiências e compartilharmos histórias de momentos em que também sofremos esse tipo de racismo. O curta-metragem aborda não apenas o racismo, mas também a falha do sistema de justiça em relação aos negros, foi uma distração e uma forma de alcançarmos mais pessoas. Realizamos um vídeo interessante no qual criamos frases, utilizando também as tendências e modinhas da atualidade, unindo o útil ao agradável, fiquei muito feliz por ter feito tudo isso junto com todos”, destacou a palestrante.

A secretária, Cicera Geovania, ainda salientou que o tema não pode ser negligenciado. 

Publicidade

“A temática do racismo foi discutida com os adolescentes por meio de debates e rodas de conversa. Acredita-se que é importante trabalhar essa questão no dia a dia, indo além da discussão de leis e buscando uma mudança real na prática. A Secretaria de Cultura, em conjunto com outras políticas públicas, está empenhada em resolver esse problema, buscando conscientizar as gerações futuras sobre seu papel na sociedade e a importância de uma sociedade mais igualitária e justa. A gestão Um Novo Tempo valoriza o respeito, a dignidade e a igualdade, e por isso considera a temática da Consciência Negra relevante e deve ser promovida e sentida todos os anos. Trabalhar essa temática é uma necessidade que não pode ser negligenciada”, enfatizou.

Além das oficinas e do cine debate, a exposição “A força feminina negra” também foi realizada na Biblioteca Patativa do Assaré, no período de 21 a 23 de novembro. A exposição trouxe à tona a importância das mulheres negras na luta por igualdade e respeito.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS