Connect with us

Vila Nova do Piauí

Vila Nova realiza II Fórum do Selo Unicef e apresenta políticas públicas voltadas à primeira infância

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira, 03 de maio, Vila Nova do Piauí realizou o II Fórum Comunitário do Selo Unicef, que tem o objetivo de mostrar os avanços e desafios na caminhada pela garantia de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.

O evento foi realizado na Câmara de Vereadores e iniciou com o credenciamento dos participantes. Em seguida, foi composta a mesa de honra com a comissão intersetorial e autoridades locais.

Na sequência, foram apresentados os membros da comissão intersetorial do Selo Unicef, que fazem parte das Secretárias Municipais, bem como, da sociedade civil, e que buscam a atuação efetiva nas diversas esferas do municípios através de um trabalho em conjunto.

O articulador do Selo Unicef, Miquéias Carvalho, falou sobre o início do trabalho quando o município aderiu ao selo.

“Neste momento quero agradecer a todas mobilizadoras que tem trabalhado em prol das crianças e dos adolescentes e também ao ex-prefeito Edilson que me nomeou para ser articulador ainda no seu mandato, e ele nos confiou essa missão, bem como o prefeito Belim quando assumiu à Prefeitura. Durante esse tempo, nós contribuímos com essas políticas públicas para o desenvolvimento da primeira infância e ganhamos experiência. A gente iniciou em 2021 com a adesão ao Selo, fizemos o Fórum Comunitário, onde traçamos um plano de ação para que as atividades fossem desenvolvidas no decorrer desses 04 anos, e se a certificação fosse hoje com a gente ia receber, por cumprir as metas. Mas sabemos que o mais importante não é só o município ser certificado e sim a melhoria na qualidade de vida das crianças e dos adolescentes”, ressaltou.

Durante o evento, as mobilizadoras Luzivania Araújo (Adolescentes), Jasmira Leal (Educação), Marcilene Luz (Saúde) e Elizângela e Ironeide (Conselho Tutelar), apresentaram as principais atividades que vêm sendo desenvolvidas no município, destacando o trabalho em cada área.

Marcilene Luz

Após isso, 8 grupos foram divididos com o objetivo de analisar o desenvolvimento das ações existentes para a certificação do Selo Unicef.

Os secretários Edilson Brito (Assistência Social), Gorete Leal (Educação), Evaneide Maria (Saúde) e Geovania Cardoso (Cultura) também tiveram oportunidade de fala e destacaram a expectativa na certificação do município no Selo Unicef, diante de todo o trabalho que já foi desempenhado em Vila Nova.

Edilson Brito
Gorete Leal
Evaneide Maria
Geovania Cardoso

O prefeito Belim este é presente no II Fórum Comunitário e expressou a sua gratidão aos envolvidos nas ações pela certificação do Selo.

Belim Leal

“Quero parabenizar Miquéias pelo excelente trabalho e toda equipe que também tem colaborado. Todos fizeram um belíssimo trabalho e nós da gestão buscamos a cada dia melhorar a qualidade de vida, principalmente das nossas crianças e adolescentes e vamos continuar nos dedicando e ajudando todos os envolvidos nas ações de proteção e direito das crianças e dos adolescentes do nosso município”, destacou.

Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Franklimara Leal, o Selo Unicef se trata do cuidado aos direitos da primeira infância.

Franklimara Leal

“Hoje nós reafirmamos nosso compromisso com os direitos fundamentais das crianças e adolescentes do nosso município. Nós sabemos que ainda enfrentamos desafios significativos, no entanto, também reconhecemos o progresso que alcançamos até agora, graças a colaboração e determinação de todos os envolvidos. O Selo Unicef não é apenas um reconhecimento, mas um compromisso renovado com o bem-estar das nossas futuras gerações. Que nós possamos nos unir em solidariedade e ação, que nossas discussões se traduzam em medidas concretas e políticas eficazes que promovam os direitos de crianças e adolescentes em todas as esferas da vida”, frisou.

Selo Unicef

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS