Connect with us

POLÍTICA

Novo governo quer fazer revisão em licitações

Publicado

em

A equipe de transição do governador eleito Wellington Dias (PT) pediu auditoria externa ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e ao Ministério Público Estadual (MPE) para averiguar as finanças do Estado a partir dos dados e informações que estão sendo fornecidos pela equipe do governador Zé Filho (PMDB). O novo governo quer uma revisão completa em todas as licitações e contratos feitos na atual gestão.

A equipe de Wellington justifica que o Estado está em crise financeira e disse ter dificuldades em obter informações do governo. Ontem, a vice-governadora eleita Margarete Coelho (PP), disse em entrevista na TV Cidade Verde que o governo entregou parte das informações na última sexta-feira, mas ainda faltam dados que a equipe de transição considera importantes e necessários para uma análise mais precisa da situação do Estado.

Segundo ela, o próximo governo que detalhes sobre o suposto desvio de R$ 90 milhões do Fundo Previdenciário Estadual e sobre dívidas com fornecedores e terceirizados que podem chegar a R$ 100 milhões. A equipe de Wellington Dias já levantou informações sobre supostas irregularidades graves, que devem resultar em ações contra os responsáveis por crime de responsabilidade. A equipe de transição pediu apoio do TCE para iniciar o levantamento e avaliar os pagamentos e os atrasos a fornecedores e empreiteiros.

“Agora vamos buscar saber o valor da dívida do Estado com as empresas que fazem obras e não receberam ainda. Queremos conhecer esses contratos, o que foi de fato aplicado nas obras e o que foi desviado”, disse Wellington Dias. A primeira etapa do trabalho da equipe foi concentrada sobre os serviços e empresas terceirizadas que prestam serviço ao Estado. Mas, até agora, não se chegou ao valor exato do débito com esses servidores  e do valor total do pagamento em atraso.

O governador eleito demonstrou preocupação com a situação financeira do Estado e tem certeza de muitas dificuldades, mesmo sem ter uma visão geral do déficit nas contas públicas. Wellington já manteve em contato com o TCE para pedir ajuda.

Publicidade

Fonte: Diário do Povo

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS