Connect with us

POLÍTICA

Nunes Marques será empossado membro efetivo do TSE nesta quinta (25)

Publicado

em

Nunes Marque toma posse como membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na sessão ordinária desta quinta-feira (25), a partir das 10h. A informação foi repassada pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Morais. Após a posse de Nunes Marques será realizada a eleição e a posse do vice-presidente do TSE.

Nunes Marques assumirá a vaga aberta em decorrência da aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski, em abril deste ano. Ele faz parte dos magistrados provenientes do Supremo Tribunal Federal (STF) e já integrava a Corte Eleitoral na condição de substituto, desde 31 de agosto de 2021. Na semana passada, ele foi eleito pelo Plenário do Supremo para o cargo.

Lewandowski também era vice-presidente da Corte Eleitoral. Por isso, com o cargo vago, serão realizadas eleição e posse nesta quinta. De acordo com a Constituição Federal, artigo 119, parágrafo único, o TSE elege presidente e vice-presidente entre os ministros provenientes do STF.

O TSE é composto por, no mínimo, sete membros: três são provenientes do STF, dois do STJ e outros dois juristas advindos da advocacia. Além dos integrantes efetivos, também são designados para compor a Corte Eleitoral ministros substitutos, em igual número, nas respectivas categorias (STF, STJ e classe dos juristas).

Fonte: TSE|Foto: Nelson Jr/AscomSTF 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS