Connect with us

POLÍTICA

Vereador Bosquinho solicita regularização fundiária urbana no município de Jaicós

Publicado

em


O vereador João Bosco Lima, o Bosquinho, em Requerimento aprovado pela Câmara Municipal, na sessão desta sexta (06), solicitou ao prefeito Ogilvan Oliveira, a Regularização Fundiária Urbana (Reurb), no município de Jaicós.

O parlamentar explicou que a Regularização Fundiária Urbana (Reurb) é o processo que inclui medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais com a finalidade de incorporar os núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano e à titulação de seus ocupantes

Segundo ele, “as medidas jurídicas correspondem especialmente à solução dos problemas dominiais, referente às situações em que o ocupante de uma área pública ou privada não possui um título que lhe dê segurança jurídica sobre sua ocupação. É o aspecto da falta de um “documento” que dê a plena propriedade ao beneficiário direto da Reurb”.

Bosquinho também informou que as medidas urbanísticas dizem respeito às soluções para adequar os parcelamentos à cidade regularizada, como a implantação de infraestrutura essencial (calçamento, esgoto, energia, fornecimento de água), decorrentes dos loteamentos implantados sem atendimento das normas legais. A realocação de moradias em face de estarem em locais sujeito a desmoronamento, enchentes, em locais contaminados, insalubres, entre outros, também entra nesse aspecto.

Ele ainda esclareceu sobre as medidas ambientais e sociais. “As medidas ambientais buscam superar o problema dos assentamentos implantados sem licenciamento ambiental e em desacordo com a legislação urbana e de proteção ao meio ambiente. As medidas sociais, por sua vez, dizem respeito às soluções dadas à população beneficiária da Reurb, especialmente nas ocupações por famílias de baixa renda, (mas não excluindo as demais populações), de forma a propiciar o exercício digno do direito à moradia e à cidadania, proporcionando qualidade de vida”.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS