Connect with us

Jaicós

Vereador de Jaicós defende que seja revista a criação da Regional de Saúde do Vale do Itaim e pede apoio de gestores

Publicado

em

O vereador Benedito Alencar da Silveira, apresentou na sessão da Câmara Municipal de Jaicós, realizada nesta sexta-feira (08), um Requerimento defendendo a necessidade de
rever a descentralização dos serviços e criação da Regional de Saúde do Vale do Itaim.

O vereador direcionou o Requerimento aos Prefeitos Municipais de Jaicós, Massapê do Piauí, Patos do Piauí, Belém do Piauí, Padre Marcos, Campo Grande do Piauí e aos presidentes das Câmaras Municipais de Massapê; Patos do Piauí; Belém do Piauí; Padre Marcos, Campo Grande e Francisco Macedo, solicitando que intervenham junto aos seus Senadores e Deputados Federais e Estaduais, para que a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí – SESAPI reveja a decisão.

Bené explicou que, conforme a proposta, a nova Regional de Saúde é desmembrada do Território Rio Guaribas, e composta por 16 municípios: Acauã, Belém do Piauí, Betânia, Caldeirão Grande, Caridade do Piauí, Curral Novo, Francisco Macedo, Jacobina, Jaicós, Marcolândia, Massapê do Piauí, Padre Marcos, Patos, Paulistana, Queimada Nova e Simões, ou seja, uma população de 130.949 mil habitantes.

“Essa nova proposta vai dificultar o acesso a casos de saúde que necessitam de uma melhor estrutura. Outro fator que pesa é que indo para Paulistana perde-se 200 km (ida e volta) para aqueles casos que necessitam ir para a capital Teresina, principalmente a região de Jaicós, Massapê, Belém, Padre Marcos e Patos” justificou ele.

O vereador ainda sugeriu que seja feita a descentralização dos investimentos.”Ou seja, que o município de Jaicós e outros municípios de porte maior para que sejam contemplados com investimentos e classificadas como polos regionais de saúde” destacou.

Após ampla discussão, o Requerimento foi aprovado por unanimidade pelos veredaores presentes.

Publicidade

A Câmara também aprovou um segundo requerimento de autoria do vereador. Benedito Alencar solicitou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a nomeação do Sr. Fábio Leal da Silva Viana para a vaga de juiz substituto do TRE/PI.

O autor do requerimento apresentou um longo currículo do Dr. Fábio Leal, destacando que o mesmo foi indicado pelo Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Piauí e deferido pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral – TSE para compor a Lista tríplice do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí na vaga de Juiz Substituto da classe de advogados para suceder o biênio que terminou em 22.01.2021.

Conforme o requerimento, ele também alcançou 1.533 votos na eleição direta para Desembargador no ano de 2021 e figurou entre os seis primeiros colocados, e também, ingressou na Ordem do Mérito Renascença do Piauí, condecorado com a medalha no Grau de Comendador no dia 19 de outubro de 2022.


Municípios aprovam criação da Regional de Saúde do Vale do Itaim; governo garante investimentos


Facebook

MAIS ACESSADAS