Connect with us

Alegrete do Piauí

Assembleia da Nova Federação de Terreiros de Umbanda e Candomblé de Picos, discute intolerância religiosa e empossa coordenadora; fotos

Publicado

em

A Nova Federação de Terreiros de Umbanda e Candomblé de Picos, realizou na manhã desta sexta-feira (17), uma Assembleia Extraordinária, na sede, situada na rua São José, 199, no Centro de Picos.

O evento reuniu líderes religiosos de várias cidades da região como Marcolândia, Alegrete do Piauí, Padre Marcos, Valença do Piauí e até mesmo de Fortaleza, no Ceará. O objetivo da assembleia foi deliberar a aprovação do cargo de coordenador, efeteuar inscrições de novos membros com emissão de carteiras e alvarás, e discutir questões relacionadas a intolerância religiosa sofrida por representantes e adeptos.

A instituição possui de forma legal, comprovante de inscrição de situação cadastral, registrada no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), conforme destacou o advogado e procurador jurídico da NFTUC, Eduardo Serafim. O advogado falou sobre o edital de convocação.

“Foi baixado o edital há 15 dias respeitando o prazo da lei […] Nossa constituição assegura que o Brasil é um país laico. Templos religiosos, igrejas e cultos são isentos de carga tributária envolto de própria proteção que o estado dá às próprias religiões e essa é uma religão de matriz africana […] além de proporcionar um serviço regular acaba tirando esse preconceito relativo a religião. É uma assembleia extraordinária para novos membros e também uma explanação social constando que estão assegurados perante a lei e podem exercer suas funções”, explica.

A solenidade foi conduzida pelo professor André do Maranhão membro e tesoureiro da federação. Ele agradeceu pela presença de todos os líderes religiosos e falou da importância.

“A importância é levarmos ao conhecimento da população da macrorregião de Picos, do Piauí e do Brasil, que a Umbanda e o Candomblé é uma religião. É uma coisa do bem e não do mal como muitos acham. Faz caridade, ajuda ao próximo e estamos aqui para ajudar, orientar todos os templos religiosos. Estamos lutando contra muito preconceito que está existindo nas cidades próximas de Picos”, enfatizou o tesoureiro.

O presidente da instituição, Mestre Bimba, como é conhecido, trabalha como pai de santo há 42 anos. Ele reforça que a Umbanda é paz e amor e para exercer os trabalhos é necessário que haja documentação conforme a lei.

“A federação é tão boa. Estamos rentes a qualquer pai ou mãe de santo dentro da legalidade. Nuca trabalhei sem documento”, orientou destacando situações em que foi necessário apresentar documento de identificação.

Posse

Foi empossada ao cargo de coordenadora, Maria Francisca de Brito. Ela destacou que sua missão é auxiliar as pessoas que passam por problemas e necessitam de orientações, bem como de outros atendimentos.

Publicidade

Maria Francisca de Brito assina documento de posse

“Sou muito grata por isso e por ter o pai Rogério de Ogum como pai de santo e mentor”, declarou.

Pai Rogério é vice-presidente da NFTUC. Ele agradeceu e falou que as pessoas que são conhecedoras da religião Umbanda conseguem resolver com mais facilidade os problemas. “Umbanda é paz, amor e caridade”, destacou o pai de santo.

Pai Rogério

Intolerância religiosa

Na assembleia, vários líderes religiosos fizeram uso da palavra para relatar casos de preconceitos sofridos que se caracterizam como intolerância.

Maria Helena, da cidade de Marcolândia, conhecida como Karlene, é mãe de santo da Tenda Espírita Cabocla Jurema, situada na rua José Joaquim. O templo tem 23 médiuns. Ela relatou que sua filha sofreu agressões verbais dentro de uma escola.

“É uma religião como qualquer outra e deve ser respeitada. Estamos sendo agredidas, têm pessoas xingando, dizendo que trabalhamos com o demônio e umbanda não é isso”, destacou.

Karlene também declarou que o prefeito de Marcolândia, Dr. Corinto Matos, está à disposição dando apoio para eventos relgiosos da Umbanda, bem como o ex-vereador Nem Pardal que apoia as mobilizações. Karlene citou também o apoio de Antônio Filho do vizinho município de Padre Marcos.

Publicidade

Do município de Padre Marcos, esteve presente Antônio de Oxalá, que é pai de santo da Casa Sentinela do Além 2.

“É uma reunião muito boa para nossa religião porque ficamos com um poder a mais, no caso da defesa, uma segurança como pai de santo, devido às intolerâncoas religiosas que vem acontecendo porque isso está muito sério. A reunião de hoje é espetacular, vai servir como aprendizado e organização”, declarou.

Pai Neném de Marcolândia também fez uso da palavra e declarou ser muito bonita a reunião. Ele falou da Mãe Karlene e de Pai Antônio que estão sempre ao seu lado.

Pai Neném

Da Alegrete do Piauí, Robson, representando Pai Bruno de Ogum fez uso da palavra para relatar que membros representantes do Poder Público do município tentaram impedir o exercício das atividades da casa que fica situada no Centro da cidade.

Segundo as alegações por parte dos representantes do poder público é que existe um documento que impede o terreiro de Umbanda Espírita de Ogum, situado na rua Antônio Joaquim do Nascimento. “A gente pediu e ela nunca apresenou de jeito nenhum. Essa semana ela foi lá de novo perguntando se tínhamos documentação, se tinha endereço. Questionei a ela o porquê que não chegou para nós esse papel [documento]”, disse.

“O local está documentado e legalizado. Tem a documentação e alvará de funcionamento”, declarou Robson

Representando a cidade de Valença do Piauí, Pai Lucas de Oxossi, é dirigente da Casa de Santa Bárbara e São João Batista. Morador da comunidade João Pires, na zona rural, distante 18 km da sede do município, ele disse que começou trabalhar escondido no quarto de sua casa porque a família não aceitava. Por isso decidiu ir para outro o lugar onde passou uma temporada e batizou.

“Quando eu voltei estavam todos mansos. Todo mundo aceitou e estamos lá”, dissse fazendo o convite para o evento do dia 17 de junho que celebra o Boi de São João.

Morador de Picos, Lucas é secretário da Nova Federação. “Me voluntariei e estou aqui trabalhando porque acredito que nossa religião não deve passar despercebida. O trabalho que fazemos é prestativo à sociedade”, destacou.

Publicidade
Erlene Orlando da Cunha de Fortaleza-CE fala sobre intolerância sofrida por ela durante prestação de serviço à sociedade

Mesa Diretora

A Mesa Diretora da NFTUC é composta por Francisco Valdemir Tomaz da Silva, Bimba (presidente), Rogério Sousa Gomes (vice-presidente), Lucas do Nascimento Ibiapino (secretário), José Rodrigues da Fonseca, o André do Maranhão, (tesoureiro), Maria Francisca de Brito (coordenadora) e Eduardo Serafim Neiva Albuquerque (procurador jurídico – OAB/PI 11446)

Mesa Diretora da NFTUC de Picos

Veja fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS