Connect with us

GERAL

Social de Simões desenvolve campanha contra a discriminação racial e visita comunidade quilombola

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Simões aderiu a campanha, “Somos da Cor do Brasil, contra a discriminação racial.  A iniciativa faz alusão o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, celebrada oficialmente em 21 de março.

A iniciativa visa chamar  atenção para o combate ao racismo e a discriminação racial para assim promover a igualdade de oportunidades por meio de iniciativas que tem como objetivo diminuir o preconceito racial.

Para impulsionar o diálogo e celebrar o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, foram promovidas ações voltadas ao temática.  Dentre estas atividades, foi realizado pela Secretaria de Assistência Social uma visita a comunidade quilombola Belmonte dos Cupiras.

A visita a comunidade quilombola teve a participação da secretária de Assistência Social, Rúbia Moura,  a secretária de Saúde, Isamária Dantas, da coordenadora do CREAS, Sara Santos e da orientadora social, Antônia Miranda. Na ocasião, aconteceu uma roda de conversa  com presença  do  presidente da Associação, Greg Francisco, a tesoureira, Eliete da Silva e a secretária, Erismar Ana.

Na oportunidade, a diretoria da Associação da Comunidade Quilombola de Belmonte dos Cupiras, apresentaram sobre a sua origem, cultura, produção, fonte de renda e as  conquistas da comunidade.

Publicidade

A secretária de Assistência Social, Rúbia Moura, relatou sobre a visita a comunidade. “É uma alegria  visitar a comunidade quilombola, conhecer suas histórias, as lutas e suas vitórias, sendo a mais recentemente, a vacinação de toda a comunidade contra a covid-19, por fazerem parte do grupo prioritário devido serem reconhecidos por suas origens”, disse.

Rúbia, também, falou sobre a importância da campanha a ‘Somos da cor do Brasil.  “Infelizmente, em pleno séc. XXI a luta ainda é muito grande contra os preconceitos raciais e sociais. Então campanhas de conscientização como essa, se fazem necessárias para chegamos ao máximo possível de pessoas com o intuito de sanarmos tais atitudes, com a conscientização de que o racismo é crime, bem como instigamos as pessoas a lutarem pelos os seus direitos e denunciarem  em  caso de violação dos mesmos”, destacou.

A secretária de Saúde,  Drª. Isamária Dantas,  ressaltou que os quilombolas são motivo de orgulho, tanto pelas suas conquistas, pelo seu povo, como pela união na busca de progresso para a comunidade. “Essa foi a primeira comunidade a ser visitada e dizer que já fizemos o compromisso, de visitar as demais comunidades quilombolas e frisar que a gestão municipal do prefeito Zé Wlisses, está a disposição para continuar colaborando com as demandas da comunidade”, disse.

A roda de conversa foi encerrada pelas coordenadora e a orientadora social do CREAS, que conduziram o momento de conscientização  em referência a data de 21 de março, Dia Internacional de Combate ao Racismo.

A orientadora social , Antônia Mirada relembrou que a data foi escolhida em memória ao Massacre de Shatperville, ocorrido em 21 de março de 1960, onde foram mortos aproximadamente 70 negros que manifestavam pelos seus direitos civis de ir e vir.

Publicidade

Por fim, a coordenadora do CRAS, Sara Santos, agradeceu pela receptividade e por contar um pouco da história da comunidade quilombola situada na localidade da Maria Preta, zona rural de Simões. “A comunidade quilombola Belmonte dos Cupiras tem uma grande representatividade para a nossa  cidade e em nossa cultura, e com certeza juntos, unindo forças, combateremos o racismo”, frisou.

A ação aconteceu seguindo todas a medidas sanitárias em prevenção ao coronavírus.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS