Connect with us

GERAL

Em greve há 63 dias, servidores da UFPI serão recebidos em Brasília

Publicado

em

Um grupo de servidores técnicos administrativos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) está em Brasília onde se reunirão com representantes do Governo Federal para tratar sobre as pautas impostas pelo comando de greve das universidades federais de todo o país.

Há quase dois meses em greve, os servidores reivindicam melhorias salariais além do avanço nas negociações da pauta da Campanha Salarial Unificada de 2015. Segundo informou o sindicato, o mês de agosto será tratado como o ideal para o fortalecido do movimento.

CONTRAPROPOSTA
Devido à grande repercussão e à dimensão do movimento, o Governo Federal sinalizou receber uma comitiva do comando de greve nessa sexta-feira (07). Depois dessa reunião, todos os sindicatos da categoria no país vão realizar assembleia para decidirem pelo fim ou não da greve.

Um dos motivos do governo federal não ceder a negociar o reajuste proposto (21,3% fracionado em 4 anos – 2016 – 5,5%, 2017-5%, 2018-4,75%, 2019 – 4,5%), segundo a FASUBRA, seria o ajuste fiscal, em que o Brasil realiza política de corte com gastos sociais para pagamento da dívida pública.

HISTÓRICO
A greve dos trabalhadores técnico-administrativos em educação deflagrada em 28 de maio, conta com adesão de 67 universidades e instituições federais. O Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Piauí (Sintufpi) aderiu ao movimento no dia 03 de junho. Ou seja, no Piauí o movimento faz 63 dias. Um dos motivos da greve é a não negociação do governo federal com os trabalhadores desde o fim da greve de 2014, encerrada por determinação do Superior Tribunal de Justiça.

Publicidade

 

Fonte: Ascom

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS