Connect with us

Alagoinha do Piauí

Alagoinha do Piauí inicia o 75º festejo de São João Batista; veja fotos

Publicado

em

A cidade de Alagoinha do Piauí iniciou nesta terça-feira (15), as festividades de São João Batista. Neste ano, em sua septuagésima quinta edição, tem como tema “Com São João Batista, encontramos a fortaleza de nossas vidas”.

A abertura se deu às 5h da manhã com a alvorada festiva com cânticos, fogos, repicar de sinos e ofício de Nossa Senhora. Durante a noite, a santa missa foi celebrada pelo padre Vanderlan pároco de Alegrete do Piauí e teve como noitários Grupos de Bases – São João; São Pedro; Nossa Senhora das Graças; Catequese; e Secretarias de Assistência Social, Agricultura, Transporte e Conselho Tutelar.

A missa de abertura teve como concelebrante o padre Sérgio Leal vigário paroquial do município.

Na homilia, o padre Vanderlan destacou a importância dos festejos de São João Batista prosseguirem por ser uma cultura católica repassada para as gerações futuras.

“Estamos celebrando hoje a 75ª festejo de São João Batista, são 75 anos de fé e devoção, uma tradição que certamente começou nos seus antepassados. Este lugar que estamos pisando, este lugar sagrado, símbolo da fé, da religião, da catolicidade desse povo, foi pisado por muitos pés e nos faz lembrar de homens e mulheres que iniciaram essa devoção, que antes se reuniam aqui. Vocês herdaram entre tantos bens culturais, essa herança religiosa, que é patrimônio de fé do povo de Alagoinha. E há uma missão sublime de repassar para as gerações futuras, aquilo que vocês receberam das gerações passadas, trouxeram aqui para o presente e hão de passar para aquelas gerações que virão”, relatou o padre Vanderlan.

Publicidade

O dia 15 de junho é comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre Violência contra o Idoso. Na ocasião Ananias Farias que é coordenadora do CRAS de Alagoinha falou sobre os cuidados que devemos ter para com os idosos. Ela recomendou que ao presenciar qualquer ato de violência contra os idosos, devemos automaticamente prestar uma denúncia.

“A assistência social juntamente com a igreja católica vem aqui hoje falar sobre a violência contra o idoso que é algo sério, podendo se dar de várias formas: física, psicológica, financeira e social. O fato é que essa violência tira do idoso sua vontade de viver, o direito de ser protegido e de poder estar no seu lar ao lado de sua família. O idoso é nossa prioridade, ele precisa e deve ser tratado com dignidade, carinho e respeito. Dessa forma, se vocês souberem de qualquer ato de violência contra o idoso, denuncie”, recomendou Ananias Farias.

As festividades de São João Batista seguem até o dia 24 de junho.

Nesta quarta-feira (16), será celebrada a missa pelo padre Marcos Roberto, que é pároco de Francisco Santos. A segunda noite do festejo terá como noitários os grupos de base: Santa Ana; São Francisco; Funcionários EMATER; Correios; Agespisa; Lotéricas e Bancos: Brasil, Bradesco, e a Pastoral da Criança. A bênção da noite será velas.

Clique aqui e veja todas as fotos da primeira noite do 75º festejo de São João Batista

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS