Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Secretarias de Assistência Social e Cultura, realizam evento em alusão ao Dia da Consciência Negra

Publicado

em

A Prefeitura de Jaicós, através das Secretarias de Assistência Social e Cultura, em uma iniciativa do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), promoveu um evento em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

O evento aconteceu na noite do último sábado (20), no espaço de eventos em frente a praça Ângelo Borges Leal, e foi um momento para lembrar da luta e resistência do povo negro.

Na abertura, a mobilizadora do NUCA, Kelcileyane Pereira, destacou a importância de falar sobre o tema. “Essa é a primeira vez em Jaicós, que no dia 20 de novembro, nos reunimos para falar sobre essa importante data, que representa luta pela resistência, liberdade, igualdade social. E é importante que não só hoje, mas durante todo o ano, seja levantada essa bandeira. Não é preciso ser preto para lutar pela igualdade, ela tem que partir de cada um de nós”.

Ela também agradeceu à gestão municipal e ao NUCA. “Agradeço a Prefeitura pelo apoio e quero agradecer também aos meninos do NUCA pela empolgação, a alegria com essa ação. A ideia foi do grupo, de nos reunirmos e falar sobre o Dia da Consciência Negra. E destaco que estou muito feliz com esse grupo do NUCA”.

Oziana Oliveira, secretária de Assistência Social, parabenizou o NUCA pelo evento. “20 de novembro, dia da consciência negra, é uma data muito importante em todo o Brasil. E Jaicós está de parabéns porque antes não se via uma comemoração a esse dia. Quando Kelcileyane me procurou para fazer esse evento abracei a causa e continuarei abraçando até o fim. O NUCA está de parabéns pela iniciativa, a colaboração e dedicação”.

A secretária de cultura Alessandra Leal, em sua fala, trouxe uma mensagem destacando o por que de não existir um dia da consciência branca. “Historicamente, os brancos não sofreram opressão, nem foram considerados objetos e tratados como animais durante centenas de anos. Os brancos não precisam se preocupar em serem seguidos por um segurança ao entrarem em uma loja. Os brancos, em sua maioria, não são surpreendidos por uma bala perdida disparada da arma de um policial, visto que grande parte da população que mora nos bairros periféricos é negra. Os brancos confiam na justiça, que não os julga pela sua raça, e em alguns casos até são privilegiados por esse motivo” disse em um trecho.

Abrindo o momento cultural, os integrantes do grupo Cordão de Ouro, Borgim e Bruno, realizaram uma apresentação de capoeira. Em seguida, os adolescentes do NUCA, Pedro Henrique, Layna e Ana Beatriz, fizeram uma abordagem sobre o tema “Lutas e conquistas da população negra”.

Uma apresentação de dança, foi feita pelos integrantes do NUCA, Marcelinho, Richely, Anna Sophia, Ana Carolina e Maria Eduarda, ao som da música “Pérola Negra”, de Daniela Mercury”.

O Dr. Marcelus Vinícius fez uma breve palestra, destacando o contexto histórico que envolve a população negra. Encerrando as apresentações, três adolescentes do Nuca recitaram um poema.

A programação ainda contou com música ao vivo com o cantor Luciano Silvanês e participação especial da cantora Vitória Guerra, de apenas 10 anos.

Além dos já citados, também participaram do evento, a articuladora do Selo Unicef, o presidente da Câmara, vereador João Bosco, Bosquinho, as vereadoras Francisca de Paiva e Sirlene Lopes, a Coordenadora do CCI, Laurinda Kely, e a presidente do CMDCA, Jaissa Freitas.

Facebook

MAIS ACESSADAS