Connect with us

GERAL

Passageiros abandonam VLT após árvore cair sobre trilhos e interromper viagem do metrô de Teresina

Publicado

em

Passeiros tiveram que abandonar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), do metrô de Teresina, após uma árvore cair sobre os trilhos próximos à Avenida dos Ipês, Zona Sudeste da capital, na tarde de segunda-feira (14). Ao g1, um dos passageiros contou que os problemas no serviço são frequentes e que os usuários ficam muitas vezes desamparados.

Procurada, a Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP), órgão estadual responsável pelo metrô da capital, afirmou em nota que os VLTs são equipados com sensores que detectam ocorrências na via-férrea e que as recentes chuvas e o uso compartilhado com trens cargueiros têm causado problemas na via. Leia o comunicado na íntegra ao fim da reportagem.

Essa foi a segunda vez em menos de uma semana que os passageiros tiveram que descer do VLT e procurar outra forma de transporte após o serviço ser interrompido no mesmo trecho. A primeira foi na manhã de sexta-feira (11). Um vídeo registrou o momento em que as pessoas andam nos trilhos.

Metrô de Teresina para de funcionar e passageiros caminham pelos trilho

Metrô de Teresina para de funcionar e passageiros caminham pelos trilho

Um dos usuários do metrô, Caio Micael, estava nas duas viagens e disse que os problemas no serviço são frequentes. “Pego o metrô todos os dias e quase sempre tem problema e o serviço é interrompido. Não dá para contar e isso prejudica muita gente”, afirmou.

O passageiro mora na Zona Sudeste e trabalha no Shopping da Cidade, ponto final do metrô, e relatou que a instabilidade do transporte prejudica outras pessoas além dos usuários. “Muita gente depende do VLT, até porque quase não tem ônibus, e isso prejudica a chegada de possíveis clientes no Shopping da Cidade, por exemplo”, disse.

Publicidade

Caio falou ainda sobre as situações em que os passageiros tiveram que descer do VLT e caminhar sobre os trilhos. “Quando quebra o mecânico demora para chegar e quando chega diz que vai demorar, que quem quiser ir embora pode ir”, disse.

“Esse local onde descemos é no meio do mato, tem muitos usuários de drogas, só não mexeram com a gente porque éramos muitos. Depois, tivemos que encontrar outro transporte, mas ali é difícil até os de aplicativo. Alguns arriscaram ir a pé para a parada do Mercado do Peixe [cerca de 2 km de distância] e outros pegaram mototáxi”, relatou Caio.

A CMTP informou que, além das chuvas e do uso compartilhado com trens cargueiros, a ação humana também prejudica o transporte. Segundo o órgão, nesta terça-feira (15), por exemplo, uma grande quantidade de lixo foi detectada próxima à linha na região do Dirceu, na Zona Sudeste.

Lixo encontrado próximo a linha do Metrô de Teresina — Foto: Divulgação/CMPT

Lixo encontrado próximo a linha do Metrô de Teresina — Foto: Divulgação/CMPT

A companhia pediu a colaboração da população para evitar que o serviço seja paralisado devido à obstrução da via e só possa retornar após limpeza.

Leia a nota da CMTP na íntegra:

Devido às recentes chuvas e o uso compartilhado da via com o trem cargueiro, há um problema relacionado aos trilhos do sistema. Os nossos VLTs são equipados com sensores que detectam ocorrências nas vias. É uma forma de garantir a segurança de passageiros e de todos os envolvidos com este setor do transporte público. Desta forma, temos de pausar nossas atividades.

Publicidade

Na sexta-feira(11) o problema não foi no VLT, mas na via. Por conta dos sensores o VLT não pôde trafegar para a parada mais próxima, por isso foi dito aos usuários que infelizmente iria demorar para resolver o problema.

Além dos problemas do compartilhamento dos trilhos com o trem de carga e das chuvas, moradores tem constantemente jogado entulhos na via, prejudicando também o andamento do VLT, pois assim como nos outros problemas citados acima, o sistema tem que parar para limpeza da área afetada pelos entulhos.

Sobre os problemas nos VLTs, já tomamos as medidas necessárias, entramos com um processo licitatório como manda o protocolo e uma empresa do Ceará já foi contratada para solucionar esses problemas, inclusive chegaram a Teresina na semana passada e já estão executando o serviço para o pleno funcionamento do nosso sistema.

Agradecemos a compreensão.

Publicidade

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS