Connect with us

MUNICÍPIOS

Secretária de Meio Ambiente alerta sobre queimadas em Santana do PI

Publicado

em

Fogo no mato é constante na região semiárida piauiense no período seco, em especial durante o Br-o-bro, período mais quente do ano na faixa sertaneja, que tem início em setembro, se estendendo até dezembro, quando começa o período chuvoso na região.

Em Santana do Piauí, município localizado no semiárido piauiense, a realidade não é diferente, mesmo com ações preventivas da gestão municipal, durante o período seco, se tornou rotina, o surgimento de grandes incêndios na caatinga, vegetação predominante na região. Nos últimos anos, as chamas tem devassado a mata nativa e mudado a geografia local.

Embora, em pequenas proporções, se comparados a anos anteriores, em 2022, alguns incêndios já foram registrados em Santana do Piauí, inclusive na zona urbana do município.

Avenida parcialmente coberta por fumaça de queimadas em Santana do PI  (Foto: João Rodrigues — 07.09.22)

Para evitar que novos focos de incêndio surjam no município, a gestão da prefeita Maria José, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, gerida pela secretária Cintia Nayara, vem realizando o trabalho de conscientização do uso do fogo em terras santanenses.

De acordo com Cintia Nayara, a sua pasta está empenhada na conscientização da população santanense sobre a prevenção de incêndios e elaborando projetos educativos, em defesa do meio ambiente. Conforme a secretária, no bojo do debate, está sendo discutido, junto as autoridades locais, a punição para quem causar danos ao meio ambiente dentro do território santanense.

Publicidade

“Todos os anos, a natureza, bem como a população santanense, vem sofrendo com as queimadas. É preciso que demos um basta nas queimadas em nosso município”, destacou a secretária.

Cintia Nayara lembrou que existe uma lei no município, para coibir crimes ambientais. Segundo ela, esses crimes contra o meio ambiente são passíveis de multa que variam de Quinhentos (R$ 500,00), a Cinco Mil Reais (5.000,00) e até de reclusão.

Cintia Nayara conclamou a população santanense a ajudar a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos a prevenir e combater crimes ambientais no município, inclusive fazendo denúncia ao órgão.

“Provocar incêndio é crime, que pode ser denunciado à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos pelo telefone 9 8819-0048 ou pessoalmente na pasta, sendo resguardado o anonimato”, destacou a secretária.  

Reservas e nascentes

Publicidade

Santana do Piauí, também dispõe de diversos pontos turísticos como reservas e nascentes, esses locais, segundo Cintia Nayara, estão sendo monitorados pela gestão municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

“As reservas e as nascentes, os chamados olhos d’água, estão sendo mapeados e revitalizados pelo município através da nossa pasta”, pontuou a secretária.

Fonte: Santana Hoje

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS