Connect with us

Sem categoria

TRE e cartórios farão plantão para atender eleitores

Publicado

em

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI) determinou plantão para ampliar o horário de funcionamento até o dia 4 de maio para atender os eleitores que pretendem fazer alistamento, transferência de domicílio eleitoral e revisão de título. Os cartórios eleitorais vão funcionar inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Segundo dados da Correge-doria Regional Eleitoral do Tribunal Regional eleitoral do Piauí (TRE-PI), foram cancelados 167.103 títulos eleitorais dos 86 municípios onde aconteceu o recadastramento biométrico (biênio 2015/2016). Dia 4 será o prazo final para o eleitor solicitar as operações e regularizar a sua situação eleitoral, para poderem votar e ser votado nas eleições municipais de outubro.

De acordo com o calendário eleitoral, o eleitor que teve seu título eleitoral cancelado por conta do recadastramento biométrico ou por outro motivo terá até o dia 4 de maio para regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral. O eleitor que está com o título cancelado, além de não poder votar, terá uma série de problemas, inclusive de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos em bancos oficiais.

Enfrentarão dificuldades também para investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado. Atualmente o Piauí tem 2.345.877 eleitores. O TRE-PI estima, que ao fechamento do cadastro eleitoral para as eleições municipais de 2016, aproximadamente 70% do eleitorado piauiense esteja com os dados biométri-cos cadastrados.

O TRE-PI realizou ontem uma palestra sobre a resolução que regulamenta as finanças e a contabilidade dos partidos políticos para a eleições. Os técnicos do TRE-PI explicaram a Resolução TSE nº 23.464/2015 para os representantes de partidos políticos, contadores e advogados sobre a prestação de contas anual dos partidos políticos.

Publicidade

Diário do Povo

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS