Connect with us

Alagoinha do Piauí

ALAGOINHA | Palestra chama atenção para o combate à violência contra a mulher

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Alagoinha do Piauí, através Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) realizou nesta quarta-feira, 09 de agosto, uma palestra alusiva a Campanha Agosto Lilás. A mobiliação chama atenção para o enfrentamento pelo fim da violência contra a mulher.

O evento, que aconteceu no auditório do CRAS, tem como objetivo intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, bem como divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

A abertura do evento foi realizada pela coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Nilda Sá, que deu boas-vindas e destacou a importância de trabalhar a campanha a fim de combater a violência doméstica. Na oportunidade, ela agradeceu a participação das mulheres.

A coordenadora do CRAS, Nana Sá, falou sobre a satisfação da presença de cada um no evento, e ficou muito feliz, pelo público diversificado. Nana justificou a ausência da secretária de Assistência Social, Maria de Lourdes.

Coordenadora do CRAS, Nana Sá

Em seguida, a palestra foi conduzida pelo psicólogo Anderson Sousa que abordou o tema “Violência contra a mulher, não”!. Ele falou sobre o ciclo da violência e os tipos de violência praticados ontra as mulheres, que são: violência física, psicológica, sexual, patrimonial e a violência moral.

Palestrante Anderson Sousa

Anderson apontou a importância das mulheres enfrentarem a violência, como quem encara um gigante, sendo importante desafiar e vencer este grande mal. Entre outros métodos de combate, o psicólogo enfatizou a importância de denunciar qualquer tipo de agressão.

A assessora técnica da Secretaria de Assistência Social, Ângela Bezerra, enfatizou sobre a violência psicológica vivenciada pelas mulheres no dia a dia.

Ângela Bezerra à esquerda da imagem

No decorrer da palestra, a supervisora do Programa Criança Feliz, Helena Nara, ressaltou que toda mulher que se encontra num relacionamento onde sofra algum tipo de violência, seja ela física, psicológica, patrimonial ou até mesmo sexual, precisa ser muito forte e ter muita coragem para entender que ela tem capacidade de sair dessa vida infeliz e abusiva.

“Mesmo sabendo que não é fácil, devemos ter em mente que nenhuma alma feminina merece estar aprisionada a algo que te machuca, que te fere o que te adoece mentalmente”.

Publicidade

A assistente social, Angerli Maria, finalizou agradecendo a todos pela rica participação e avaliou o evento de forma positiva.

A campanha Agosto Lilás foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto. A lei foi elaborada para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial. Além disso tem como finalidade sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher.

Fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS