Connect with us

DESTAQUES

Redução dos recursos faz Prefeitura cancelar a ExpoJaicós

Publicado

em

A Prefeitura de Jaicós cancelou a realização da primeira exposição e feira agropecuária, denominada ExpoJaicós.

De acordo com o comunicado oficial, divulgado na manhã desta segunda-feira, 28 de agosto, o motivo do cancelamento é a crise financeira que tem atingido as Prefeituras Municipais diante da redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a principal fonte de receita do município de Jaicós.

“A Prefeitura se empenhou ao máximo, mas, devido as dificuldades financeiras ocasionadas após reduções nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e da impossibilidade da ajuda financeiras de alguns órgãos apoiadores, não será possível efetivar a realização do evento.”, diz o comunicado.

Segundo informações, a decisão foi tomada no fim de semana, após uma reunião entre representantes da Prefeitura de Jaicós e da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Produtores Rurais de Caldeirãozinho, que estavam à frente da organização do evento.

A ExpoJaicós estava prevista para acontecer nos dias 15 e 16 de setembro.

Publicidade

Manifestação

Prefeituras no vermelho. Essa é a situação dos municípios piauienses, principalmente os que não têm arrecadação própria, e dependem exclusivamente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Segundo dados recentes divulgados pela Associação Piauiense de Municípios (APPM), em julho deste ano, ocorreu uma redução de 30% nos repasses do FPM e a previsão é que, em agosto, as prefeituras recebam 50% a menos do valor que era repassado no mesmo período do ano passado.

Para tentar equilibrar as contas diante do cenário de crise, os gestores municipais foram orientados pela APPM a realizarem cortes de gastos nas despesas públicas.

Diante desse cenário de crise que tem comprometido as gestões municipais, na quarta-feira, 30 de agosto, prefeitos do Piauí vão realizar uma manifestação em frente a Assembleia Legislativa do Piauí. O objetivo é tentar sensibilizar o governo federal para compensar as perdas através de um Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM).

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS