Connect with us

Bocaina

Saúde de Bocaina é avaliada como a 7ª melhor do Piauí

Publicado

em

Em cada quatro meses, os municípios brasileiros são avaliados em relação ao desempenho na atenção primária, tendo impacto financeiro no financiamento federal.

Segundo o Ministério da Saúde, essa avaliação é feita pelo Previne Brasil, que foi instituído em 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasses das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

Neste sentido, o Ministério da Saúde divulgou a lista dos municípios e suas colocações em relação a avaliação referente aos meses de maio a agosto do corrente ano.

No ranking estadual, o município de Bocaina ocupou a 7ª sétima colocação, ficando entre as 10 cidades mais bem avaliadas do Piauí, o que representa o bom desempenho das ações desenvolvidas na saúde do município, em especial, com a atenção primária.

Em contato com a nossa redação, o secretário de Saúde, Iomar Barros, destacou algumas das ações que estão sendo desempenhadas em Bocaina.

Publicidade

Entre as ações, está o acompanhamento de gestantes, em relação ao monitoramento do quantitativo de consultas de pré-natal por cada gestante; o facilitamento no acesso aos testes de gravidez; a realização do agendamento da consulta subsequente à anterior, acompanhando faltas e acionando as gestantes por meio telefônico ou presencial.

Também em atenção à população feminina, foi realizado o controle no rastreamento de mulheres para realização do exame de prevenção ao câncer do colo do útero, e ofertas para que não haja mulheres fora do programa de prevenção.

Outro destaque da saúde do município foi o monitoramento de pessoas no quesito ao calendário vacinal, onde também foi realizada uma busca ativa para que a caderneta de vacinação da população esteja atualizada.

Por último e não menos importante, está o acompanhamento de pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes, para que estas pessoas possam ter sua Pressão Arterial (PA) verificada constantemente, e também as mesmas possam realizar exames e tenham a codificação corretas no sistema.

O prefeito Erivelto Barros frisa o comprometimento dos profissionais com a atenção primária.

Publicidade

“Essa notícia de que Bocaina ocupou a 7ª classificação no Previne Brasil é muito importante para o nosso município. É mais uma afirmação que a nossa saúde anda no caminho certo, com o devido cuidado para a atenção básica. Essas e outras ações são desenvolvidas com seriedade e compromisso por parte de toda a equipe de saúde. Isso nos motiva a melhorar cada vez mais”, disse.

O secretário Iomar comemora a conquista.

“Ficamos muito felizes com o resultado e continuamos com desafio, pois precisamos cada vez mais melhorar e atender toda população de forma humanizada e qualificada com a nossa principal meta, que é o atendimento humanizado ao paciente”, destacou.

SAMU

Outro destaque dentro da saúde de Bocaina foi a reforma e ampliação do prédio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A inauguração da reforma aconteceu no dia 06 de setembro deste ano.

Na reforma, foram ampliadas e acrescentadas salas como coordenação, uma farmácia, um almoxarifado, melhorada a sala de utensílio, solicitados novos fardamentos e materiais para as ambulâncias como colares, pranchas e mobilizadores, entre outros.

A Unidade de saúde conta com doze profissionais e tem em média 25 atendimentos por mês, incluindo clínico, trauma, obstetrícia e pediatria.

Clique aqui e veja o ranking do Previne Brasil!

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS