Connect with us

DESTAQUES

Vestido de marrom, devoto anda 6 km a pé para participar da missa de São Francisco em Wall Ferraz

Publicado

em

“Vim a pé da minha casa até aqui. São seis quilômetros de caminhada no sol, tudo para agradecer a São Francisco pelo que ele fez por mim.”

O relato de gratidão é do devoto Geneildo José Gonçalves, que mora na comunidade Baixão do Umbuzeiro, zona rural de Wall Ferraz.

Ele era uma das centenas de pessoas que participaram da missa solene e procissão de encerramento dos festejos de São Francisco, padroeiro do município de Wall Ferraz, que aconteceu no final da tarde e início da noite desta quarta-feira, 04 de outubro.

Genildo contou que sua crença e devoção a São Francisco se tornou ainda maior depois foi acometido por uma doença, e recorreu a São Francisco pela cura, sendo atendido.  “Eu estava muito doente, me apeguei com São Francisco, e graças a ele e a Deus eu alcancei essa graça.”, disse.

Para agradecer, ele prometeu vestir marrom. “Enquanto vida eu tiver eu vou vestir marrom o mês [de outubro] todo.”

A promessa, no entanto, não se resume apenas a vestimenta, mas envolve, também, o sacrifício de uma caminhada de seis quilômetros de sua casa até a igreja, e ajudar carregar o andor com a imagem de São Francisco em todo o percurso, passando por diversas ruas da cidade.

Ao final, agradecido e com a fé revigorada, Genildo acendeu velas em frente a igreja de São Francisco. “Com fé em Deus e São Francisco, ano que vem eu estarei aqui de novo pra rezar e agradecer pela minha vida.”, disse o devoto.

O festejo

O festejo é uma antiga tradição, iniciada há 48 anos, quando o município ainda era povoado.

Publicidade

O festejo de São Francisco teve início no dia 25 de setembro.  Durante nove dias, foram realizados diversos momentos de oração. Ao meio dia o acontecia o Ofício de Nossa Senhora, às 18h era rezado o terço, e em seguida, acontecia a novena e missa.

Nesta quarta-feira, 04 de outubro, o festejo chegou a seu ponto alto com a realização da missa solene da festa de São Francisco, santo padroeiro do município.

Este ano, a comunidade católica refletiu sobre o tema “São Francisco, Missionário da Paz e do Bem!”


CONTEÚDO RELACIONADO:


Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS