Connect with us

POLÍCIA

Produtor de soja é preso por furto de energia no cerrado piauiense

Publicado

em

Um empresário foi preso em flagrante nesta quinta-feira (9) suspeito de desviar energia na zona rural de Bertolínia, no cerrado piauiense. Segundo informações da Eletrobras Piauí, o produtor sequer era cliente regular da distribuidora, tendo feito uma ligação direta com a rede de energia para furta eletricidade.

“Ele tinha uma ligação clandestina. O empresário tinha colocado um projeto na Eletrobras para ligar a energia, mas ele nunca pediu a ligação do transformador. Na fazenda, nem medidor tinha. Como o projeto foi pleiteado em dezembro do ano passado, presumimos que o desvio acontecia pelo menos durante esse tempo”, contou Rafaela Moreira, gerente do departamento de medição e combate às perdas da Eletrobras.

O empresário foi preso e conduzido à delegacia de Uruçuí, que irá investigar o caso. O suspeito deve responder pelo crime de furto previsto no art. 155, do Código Penal Brasileiro.

A Eletrobras Piauí e o Grupo de Repressão ao Crime Organizado – Greco, da Polícia Civil, deflagraram hoje (09) a “Operação Cerrados”, que visa combater o crime de desvio de energia elétrica nas regiões Centro-Sul e Sul do Estado.

Peritos encontraram na fazenda fiscalizada um transformador de grande porte (112,5 kVA), ligado diretamente à rede, fornecendo energia para a sede da fazenda, residências dos funcionários e maquinários de uso agrícola.

Publicidade

A operação conta com mais de vinte profissionais envolvidos na cidade de Uruçuí e outras 16 equipes de fiscalização atuando durante toda a semana na região dos Cerrados. “Nessa região foi confirmada uma perda comercial muito grande, um desvio realizado principalmente pelos grandes produtores dos cerrados, mas a Eletrobras vem desde o ano passado coibindo essas ações. É uma operação difícil porque se trata de uma área muito difícil por ser geograficamente muito grande”, disse Rafaela.

G1

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS