Connect with us

Jaicós

Projeto de dança de Jaicós é selecionado em edital nacional e receberá investimentos

Publicado

em

O “Reviver a cultura através da dança” é um dos mais novos projetos do Piauí selecionado em edital para fomento da dança no país. O projeto receberá investimentos a fim de ser desenvolvido dentro de um dos pontos de cultura do Estado, o “Resgatando a nossa cultura”, situado no município de Jaicós, a 350 Km de Teresina.

O projeto foi selecionado junto com mais 39 de 15 estados brasileiros e foi contemplado na categoria formação de bailarinos. A ideia de montar a ação partiu da coordenadora do ponto de cultura, Rosângela de Macedo, depois de ter visto o interesse e a empolgação dos alunos com as oficinas de dança e teatro ministradas no ponto de cultura.

“Trabalhamos com o público carente, e eles têm recebido muito bem nosso trabalho. Depois das oficinas de teatro e dança, percebemos ainda mais isso. Foi a partir daí que surgiu a ideia. Pensei: Vou tentar, e, agora, deu certo”, declara Rosângela de Macedo.

O ponto de cultura em Jaicós existe desde 2009 e foi a partir dele que a ideia de Rosângela se tornou uma realidade. O local consegue envolver quase toda a população carente da cidade em atividades como a música, o artesanato, a capoeira e agora a dança. “Atendemos um público de mais de 200 pessoas. Para nós, o trabalho tem ajudado, pois tira principalmente os jovens da vulnerabilidade social”, destaca a coordenadora.

Por meio do edital, a dança dentro do ponto de cultura, receberá investimentos no valor R$17.100,00. O dinheiro chega a partir de 2015 e durante seis meses deverá ser investido em pagamento de professores, figurino e estrutura para as salas. É a primeira vez que o ponto tem um projeto aprovado em nível nacional. “Para a gente foi uma alegria, uma surpresa e uma emoção ao mesmo tempo, pois foi difícil de imaginar que conseguiríamos esse patrocínio. Acreditamos que o critério de escolha foi o olhar para resgate social. Isso nos deixou satisfeitos”, comenta Rosângela.

Publicidade

Antes de trabalhar com a dança, o ponto também desenvolveu mostras e atividades gratuitas para toda a população. A última ação foi a participação no 1° Cultura Viva, evento realizado pela Fundação Cultural do Estado- Fundac. O ponto de cultura é parte de mais uma das ações desta fundação com o Ministério da Cultura – Minc.

Existiam em todo o Estado 80 pontos de cultura, no entanto, devido ao não recebimento de recursos para se manter, esses pontos foram desaparecendo. Só restam hoje 34 espalhados por todo o Piauí, entre eles está o Resgatando nossa cultura, em Jaicós. O dinheiro a ser recebido, R$60.000,00, foi dividido em parcelas a serem pagas nos anos 2009, 2010 e 2011. Todavia, a primeira parcela só veio em 2010. O atraso comprovou a falta de compromisso com a cultura.

“Resolvemos não esperar mais só pelo Estado, pois não há por parte deste incentivo e valorização. Ficamos sem receber e executamos as atividades a “duras penas”. Acredito que, a partir do momento que os políticos e a sociedade começaram a olhar para a cultura e a educação, teremos um Piauí e um Brasil bem melhor”, afirma Rosângela de Macedo.

O projeto Reviver a cultura através da dança foi contemplado no edital Boticário na Dança. Com o investimento, o objetivo é trabalhar na preparação de ambiente para aulas semanais em turmas de 15 alunos, seleção de participantes, promoção de palestras, oficinas e apresentação final.

Na mesma categoria, foi selecionado também um projeto do Maranhão, que tem como objetivo conjugar e ampliar os intercâmbios de processos e os experimentos de projetos anteriores, pesquisas sobre as artes populares tradicionais e as técnicas contemporâneas em artes cênicas, em parcerias com organizações regionais.

Publicidade

Foram contempladas também companhias de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Tocantins, Amazonas e Goiás. Os projetos, previamente aprovados pela Lei Rouanet ou legislações estaduais de incentivo, foram inscritos no edital de O Boticário entre maio e junho deste ano. Depois, foram analisados por uma comissão formada por profissionais de O Boticário e consultores externos.

Diário do Povo

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS