Connect with us

POLÍTICA

Deputada pede aumento de recursos para a saúde no Orçamento do Estado

Publicado

em

Durante audiência pública realizada nesta quarta-feira (22), na Assembleia Legislativa, para discutir a regulação dos leitos do SUS no Estado, a deputada estadual Teresa Britto (PV) defendeu, como encaminhamento, o aumento de recursos para a saúde no Orçamento do Estado.

“O Piauí destina, atualmente, de 12 a 15% do seu orçamento com a saúde. Para se ter uma ideia, a Prefeitura de Teresina gasta 36% do seu orçamento com a Saúde. O Estado precisa aumentar esse aporte de recursos, principalmente para ajustar sérios problemas que ocorrem na rede de saúde, como é o caso da regulação de leitos”, comenta Teresa Britto, proponente da audiência pública juntamente com o deputado Francisco Costa (PT).

Luciane Formiga, gerente do Complexo Regulador Estadual, destaca que apenas o Hospital Getúlio Vargas, que atende a alta complexidade, demanda mais tempo em fila de espera para os pacientes. “Isso acontece por conta do perfil da maioria dos pacientes. Estamos falando de idosos acima de 80 anos, que precisam de uma retaguarda de UTI para a realização dos procedimentos cirúrgicos. Nos demais casos, a Central de Regulação tem conseguido atender em um tempo razoável”, comenta.

O secretário de estado da Saúde, Florentino Neto, destaca que “a meta é duplicar as salas de procedimentos cirúrgicos do HGV, no sentido de regularizar, até o próximo mês de julho, o tempo de espera para cirurgias de alta complexidade”.

Também estão entre os encaminhamentos da audiência a liberação de recursos por parte da Sesapi para um mutirão de cirurgias; a ampliação da retaguarda do Hospital Universitário e a realização de um novo concurso público para profissionais da saúde.

Publicidade

Fonte: Diego Rodrigues – ASCOM

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS