Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

VILA NOVA│Orquestra Sanfônica de Teresina faz apresentação no 18º Arraiá São João Batista; sanfoneiros são homenageados

Publicado

em

O segundo dia do 18º Arraiá São João Batista, realizado no povoado São João Batista em Vila Nova do Piauí, foi marcado pela apresentação da Orquestra Sanfônica de Teresina “Seu Dominguinhos” composta por 20 sanfoneiros. O tema “Ouvi o toque da sanfona me chamar” reuniu  na noite deste domingo (23) centenas de pessoas, músicos, amantes, simpatizantes e apreciadores da sanfona que é um instrumento típico da cultura nordestina e que representa a vida do homem sertanejo.

O Arraiá que completou neste ano de 2019 a sua décima oitava edição e foi realizado pela equipe da gestão “Trabalho e Compromisso” com apoio do deputados estaduais Georgiano Neto e Nerinho e do deputado federal Júlio César. Durante o evento em seu segundo dia foi anunciado também benefícios que contemplou a população com a construção de um sala de fisioterapia na Unidade Básica de Saúde.


CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS DA APRESENTAÇÃO DA ORQUESTRA


Na mesa de honra formada pelas autoridades municipais foi o momento de discurso do vice-prefeito Antonio Tiago, que deu boas-vindas a todo público presente que compareceu para prestigiar o show de sanfoneiros.

“Sintam-se carinhosamente bem-vindos e bem-vindas. Como foi mostrado no documentário, houve um avanço na área da saúde. Como dizíamos na campanha, nosso lema para é que Vila Nova deve continuar crescendo, e está crescendo sim. Vamos finalizando estes e outros trabalhos melhorando aquilo que se faz necessário e também dando continuidade dos serviços que já vinha sendo prestados por outra gestão que antecedeu a nossa. Parabenizar não apenas aos gestores, mas também a todo o povo do nosso querido município pela escolha que fizeram de colocar bons gestores em fluente administração pública municipal. Obrigado”, acolheu o vice-prefeito.

Publicidade

Na ocasião o prefeito municipal Edilson Edmundo de Brito, durante seu pronunciamento destacou que muito pedidos foram atendidos em relação ao desenvolvimento e avanço do povoado.

“A cada dia que se passa, a gente sempre tem um objetivo de trabalhar pelo nosso município. Como vocês viram no documentário, aqui no povoado São João Batista, foi feito um pedido da Câmara Municipal com vice-prefeito. Nós conversamos na Câmara, vimos que tinha necessidade de o povoado São João Batista avançar. Decidimos o que deveríamos fazer pela saúde do povoado. Trouxemos esse benefício para as pessoas que moram aqui e ao redor, para que possam ser atendidos aqui. Trouxemos o consultório odontológico e por fim, um consultório de fisioterapia onde as pessoas possam realizar o tratamento aqui mesmo. A partir de 1º de julho terá atendimento com todos esses profissionais aqui no povoado. Há um carro à disposição 24h, transportando as pessoas até Vila Nova e em seguida para Picos, Teresina e para onde mais for necessário. Agradeço a cada um dos sanfoneiros que estão aqui sendo homenageados. Fiquei surpreso porque são muitos sanfoneiros e isso nos alegra, nos engrandece em saber que o nosso município é rico na cultura da sanfona”, relatou.

“Para que tudo isso acontecesse eu sozinho não teria como fazer, então agradeço a cada um dos funcionários que fizeram se doaram para que essa festa tão bonita acontecesse. Agradeço a Orquestra Sanfônica que veio de Teresina para abrilhantar nossa festa. Esse evento é patrocinado por três grandes deputados, que são Júlio César, Georgiano Neto e Nerinho. Se não fosse com a emenda parlamentar deles, nós não teríamos condições de investir tanto numa festa como essa. Com o apoio deles que nos representam, nós conseguimos buscar recursos e estamos ofertando essa festa no São João para cada um de vocês, para que o nosso povoado cada dia cresça mais. Desejo a todos vocês boa festa. Que brinquem com paz, alegria, sabedoria e tranquilidade. Que Deus abençoe a todos”, disse o prefeito Edilson.

Durante o momento de oratória foi a vez do vereador e presidente da Câmara Municipal, Adonelys Araújo, que parabenizou a gestão e falou da cultura nordestina ser representada pela sanfona, ocasião em que a caide de Vila Nova viveu um momento único em toda sua história.

Parabenizo a gestão “Trabalho e Compromisso” que deu e dá continuidade a todos os trabalhos iniciados na gestão anterior. Tenho muita alegria e satisfação, como vereador desta localidade, ter contribuído e hoje receber junto com o povo a UBS com suas novidades em serviços, trazendo mais benefícios ao nosso povoado. Esse ano tivemos como tema do 18° Arraiá de São João Batista a sanfona, que é a raiz da nossa cultura, do nosso sertão. Muitos artistas conseguiram se libertar de preconceitos sociais através da música e alguns deles está aqui hoje”, disse.

Publicidade

“Esses sanfoneiros que estão aqui e alguns em memória, como o meu avô, são nossos homenageados, ressurgindo e evidenciando aqui hoje para todos, a nossa cultura que tanto valorizamos. Isso nos honra e nos faz acreditar cada vez mais que a cultura é o que transforma o ser humano e nos dá dignidade independente da classe social. É um privilégio para mim estar aqui hoje participando disso. Grato a todos”, agradeceu.

Ivan Silva, maestro da Orquestra Sanfônica de Teresina “Seu Dominguinhos” disse que ficou surpreso com a recepção dos organizadores e também devido a ornamentação.

“Ao chegar, a gente já se surpreendeu com essa receptividade e essa decoração com uma sanfona. Um evento desse, homenageando a sanfona. Nos sentimos homenageados também como sanfoneiros que somos. O Brasil precisa disso e o prefeito, bem como a administração aqui de Vila Nova está de parabéns com esse evento que valoriza a cultura da forma como a gente está presenciando aqui”, parabenizou e teceu elogios a toda administração municipal responsável pelo evento.

A primeira-dama, Ana Carolina, foi uma das autoridades que avaliou a festividade com a presença da Orquestra Seu Dominguinhos.

“Neste segundo dia de festejo aqui das festas juninas do São João Batista nós recebemos a Orquestra Sanfônica de Teresina. Era um sonho e eu já havia assistido uma apresentação deles em outra ocasião. Hoje ela fez uma apresentação mais que belíssima. Uma noite agradável. Ainda mais por nosso município ser riquíssimo na cultura da sanfona. Todos ficamos realmente encantados. Um momento ímpar e inesquecível para os munícipes. Foi ótimo”, declarou Ana Carolina.

Publicidade

A professora e secretária de Cultura, Marli Veloso, declarou que a noite foi um momento de plena felicidade ao presenciar a orquestra sanfônica.

“Meu coração está extasiado. Foi uma noite linda.  A Orquestra esbanja sintonia, musicalidade e poesia. Ouvi-los tocar é algo indescritível. Não tenho palavras para expressar a beleza. A receptividade da população foi incrível: todos ouvimos o toque da sanfona nos chamar. Os corações ficaram repletos de encantamento “, declarou a professora.

Vários sanfoneiros foram homenageados na apresentação e tiveram suas biografias descritas.

1 – Mamede de Araújo Leal “Dida dos teclados” – 52 anos, pai de Josimede de Araújo Leal. Começou aos 12 anos de idade a aprender a tocar sanfona. Seu pai, Jucelino, era sanfoneiro e ensinou a todos os filhos. Como o mais novo da família, seus irmãos Manoel e Marcelino, foram quem lhe mais ajudaram a tocar. Fez shows por um período de 20 anos junto com uma banda. Além da sanfona tocava também teclado.

2 – Manoel Jucelino Leal – 64 anos. Nasceu em 28/06/1954, residente na localidade Morrinhos, município de Campo Grande do Piauí. Casado com Maria Soledade de Araújo Leal e pai de Solismaria de Araújo Leal. Desde criança já tinha um interesse muito grande pela sanfona, seu maior desejo era tocar o instrumento.

Publicidade

3 – Francisco Ambrósio da Luz – 46 anos. Nasceu em 07/12/1972, reside na localidade Algodões, município de Vila Nova do Piauí. Pai de Alane de Oliveira Luz e Antônio Bartolomeu de Oliveira Luz. Sua paixão por sanfona começou muito cedo, com 12 anos começou tocar, influenciado pelo seu pai Francisco Elias da Luz que também era sanfoneiro.

4 – Francisco de Assis Lima “Assis do Oscar” – 68 anos. Nasceu em 15/04/1951, casado com Luzia Santa de Jesus, pai de Luiz Francisco de Lima, Andelina Luzia de Jesus, Doroteu Francisco de Lima, Josefa Luzia de Jesus, Carlos Santos de Lima (In Memoriam). Mora na localidade Mocós em Vila Nova do Piauí. Aprendeu com seu pai Oscar no ano de 1968 a tocar sanfona.

5 – Alvino de Sousa Araújo “Alvino Luz”–34 anos, casado. Nasceu em 01/10/1985. Filho do também sanfoneiro Vitorino Luz, começou a tocar teclado aos sete anos de idade e só depois começou a se interessar pela sanfona. Sua inspiração foi primeiramente seu pai e seu irmão Abdias Luz.  No ano 2000 o sanfoneiro Valdinar, que hoje é o seu sogro, lhe deu também algumas aulas de teclado e sanfona, a partir daí Alvino não parou mais de tocar. Hoje, sem dúvida, é um dos sanfoneiros de maior destaque de toca região, com Cd’s gravados, atração nos principais eventos do estado e fora do Piauí, Alvino Luz tem feito fama com o seu som.

6 – João Capistrano Luz Leal “Joãozinho dos Teclados” – 44 anos. Nasceu em 23/10/1975, filho de Francisco Felix Leal e Antônia Josefa da Luz Leal. Casado com Darcy Leal de Araújo. É pai de Jaislany de Araújo Leal e João Marcos de Araújo Leal. Natural de Cancelas Belém do Piauí começou a tocar acordeom aos 18 anos de idade. Seu pai o presenteou com uma sanfona e como já tinha o sonho de tocar e cantar, foi à realização de um grande desejo.

7 – Osanan José Leal – 28 anos.Nasceu no dia 30 de janeiro de 1991, na localidade Cancelas, município de Belém do Piauí. Casado com Raucélia Gomes e pai de Osany Leal. É o mais novo de oito filhos do casal José Gumercindo Leal e Anacleta Noeme Leal. Aos seis anos de idade na feira da cidade de Padre Marcos, juntamente com seu pai e seu avô Tunas (In memoriam), ouviu a linda música de Luiz Gonzaga – Vida de viajante – e dali em diante nasceu sua paixão pela música e pelo toque da sanfona.

Publicidade

8 – Sebastião Pedro Eremita “Sebastião da Sanfona” – 49 anos. Nasceu em 20/01/1970. É casado com Marcinês Rocha Leal e pai de Marciano Natalino Leal Eremita, Francinês Eremita Leal e Rosenês Eremita Leal. Mora na localidade Algodões em Vila Nova do Piauí. Seu avô, Oscar Gabriel de Lima, era sanfoneiro e foi através dele que começou seu interesse pelo instrumento.

9 – Raimundo Pedro Lima “Raimundo Cipriano”– 69 anos. Nasceu em 26/11/1949. Casado com Maria Lourdes Araújo. Mora na localidade Alto Alegre em Vila nova do Piauí. Desde criança tinha muita vontade de tocar sanfona, mas não tinha condições de comprar. Foi então que comprou uma gaita e com ela começou a aprender as primeiras notas e cantava como se já fosse uma sanfona.

10 – Luís Francisco de Lima “Luís do Assis” – 43 anos. Nasceu em 01/08/1971. Filho do sanfoneiro Assis de Oscar, tem como avô Oscar, também sanfoneiro. É pai de Leiane Cleide de Lima e Cleiane Isabel de Lima. Mora na localidade Mocós em Vila Nova do Piauí. Desde 10 anos de idade quando seu pai comprou uma sanfona começou a aprender a tocar e foi se dedicando ao instrumento.

11 – Luís Francisco Leal “Luís Pinheiro” – 61 anos.Nasceu em 04/12/1958. É casado com Silvana Mônica da Silva Araújo Leal e pai de Valério de Araújo Leal, Clarisse de Araújo Leal e Laine Maria de Araújo. Reside no Povoado São João Batista. Aos 13 anos de idade através de seu depois cunhado Osvaldo que tocava sanfona começou o interesse pelo instrumento.

12 – Valdinar Manoel da Silva “Valdinar do Acordeon” – 64 anos. Nasceu em 03/01/1955. Casado com Elmira Albina da Silva e pai de Flávia Elmira da Silva, Francidalva Elmira da Silva, Flaudízia Elmira da Silva, Fagner Napoleão Alencar Silva e Francileide Elmira da Silva. Mora na Localidade Serra do Provísio III em Vila Nova do Piauí. Começou aos 16 anos a aprender tocar sanfona por conta própria e depois teve umas lições com o sanfoneiro Luiz Lino. Sua inspiração partiu das apresentações de outros sanfoneiros que via tocando e das músicas de Luiz Gonzaga que já tentava imitar desde criança, sonhando sempre em um dia fazer igual.

Publicidade

13 -Martinho Firmo Leal – 63 anos. Nasceu em 12/11/1955. É casado com Elisa Helena da Silva Leal e pai de Ermina Elisa da Silva, Erivan Martinho Leal, Maria Ereneide da Silva e Helena do Carmo da Silva Neta Araújo. Morou por muito tempo na localidade Chapada da Aguinha, município de Vila Nova, e hoje mora na sede do município no Bairro Ulisses Guimarães. Começou aos 13 anos de idade a tocar sanfona, inspirado nos vários sanfoneiros que tinham na região e que presenciava.

14 – Antônio Pinheiro Leal Neto – 34 anos. Nasceu em 21/04/1985. É casado com Elânia Eva da Silva e pai de Emily Marília Silva Leal e William Levi Silva Leal. Nasceu e residiu no povoado Cancelas em Belém do Piauí, mas hoje mora no Povoado Riacho do Padre – Padre Marcos. Começou aos 13 anos de idade a tocar sanfona por conta própria e teve algumas lições no instrumento. Tocou em reisados e festas,por um período de 10 anos, no município de Alegrete, Vila Nova do Piauí e Belém do Piauí. Já faz 07 anos que parou de tocar devido a seu trabalho. Mas tem uma grande admiração pelo instrumento e pelo som da sanfona.

15 – Deomário Damásio de Sousa – 18 anos. Nasceu em 10/01/2001. É filho de Damásio Pedro de Sousa e Marilene Antônia de Jesus. Reside no Povoado São João Batista. Aos 13 anos de idade ficava a observar seu Luiz tocando nas barracas do Arraiá São João e daí começou seu interesse pela sanfona e pelo forró.

16 – Francisco Daniel Leal Barros – 30 anos. Nasceu em 21/02/1989. É filho de Daniel José de Barros e Vitalina Neta Leal. Desde pequeno sempre teve vocação para tocar, mas na época seu pai não podia comprar nenhum instrumento. Foi no ano de 1998 quando tinha nove anos de idade que ele comprou sua primeira sanfona de 80 baixos, daí começou a praticar às primeiras notas musicais. Seu pai saía para trabalhar e ele ficava praticando.  A primeira música que aprendeu foi “Asa Branca”.

17 – Abimael Adonias da Luz Nogueira – 36 anos.Nasceu em 22/02/1983. É casado com Aldeane Pinheiro de Moura e reside na localidade Caninhas em Vila Nova do Piauí. Começou aos 14 anos tocando triângulo nas festas de forró. Depois aprendeu a tocar sanfona e faz ocasionalmente algumas apresentações em festas sempre que é chamado, mas não encara essa atividade como uma profissão devido à falta de oportunidade e apoio, e sim mais como um divertimento. Mas tem grande paixão pela sanfona e pelo forró.

Publicidade

18 – Vitorino de Araújo Luz “Vitorino Luz” – 63 anos.Nasceu em 02/11/1955. Começou seu interesse pela música através de pai, sua maior inspiração, pois ele gostava muito de cantar e de recitar poesia na roça. Aos 05 anos de idade, Vitorino já tocava pandeiro com seus irmãos.

19 – Francisco Praxedes de Oliveira “Chico Prexede do Acordeom, Dedo de Prata e Chico Sanfoneiro” – 76 anos.Nasceu em 10/09/1943. É pai de Maria do Amparo, Antônio de Brito, Ana Brito, Raimunda Brito e José Delmiro. Desde criança já tinha um desejo muito grande em tocar sanfona, forró e ser reconhecido. Aos 20 anos idade comprou uma sanfona, depois outras e sempre vem tocando o instrumento. No ano de 2006 começou a fazer algumas apresentações e gravou um DVD caseiro. Sempre que tem oportunidade apresenta seu trabalho com muito prazer, pois é sua paixão.

20- Romualdo Joaquim de Llima, nasceu em Padre Marcos no dia 19 de fevereiro de 1948. Filho de Joaquim Patrocinio de Lima e Antonia Fausta de Jesus.Viveu sua infância e adolescência na localidade Barreirinhos -Vila Nova do Piauí.Foi alfabetizado por os ´mestres ‘Sebasto e Cipriano.Aos 22 anos conheceu T.J. L. ambos se comunicavam através de cartas, pois a mesma morava em Campinorte-Goiás.

21 – Hércullys Nelmo Leal, natural do Povoado São João Batista, zona rural de Vila Nova do Piauí, é filho de Maria do Socorro de Jesus e de Francisco Nelmo Leal. Desde muito cedo a sanfona lhe despertou interesse. Hércullys observava nas festas, nós reisados os sanfoneiros tocando e achava muito bonito e ficava sempre pedindo a sua mãe uma sanfona. Foi quando na data do seu aniversário, seis anos ele ganhou um pouco de dinheiro e junto com sua mãe compraram uma sanfoninha pequena de oito baixos. Depois de um tempo, ele passou a fazer apresentações na escola e houve a necessidade de comprar uma sanfona maior, e foi aí que sua mãe mais uma vez comprou uma sanfona agora de quarenta e oito baixos.

Sanfoneiros In Memoriam que foram homenageados:

Publicidade

22 – Pedro José de Lima “Pedro Teotonio” (In Memoriam) – Nasceu em Setembro de 1918 e faleceu no ano de 1993 aos 75 anos. Casou em 1939 com Joana, filha de José Galdino. Em 1942 teve seu primeiro filho, Furtuoso, em 1945 Gerônimo e José 1962. Muito novo, entre 17 a 18 anos, começou a tocar sanfona por conta própria numa sanfona 8 baixos, depois passou a tocar em outros tipos de sanfona e foi um dos maiores sanfoneiros da região no seu tempo.

23 – Luís Fernando da Silva “Luis Lino” – Nasceu em 13/12/1938 e faleceu em 10/03/1999. Filho de Lino Vitalino de Araújo e Sebastiana Antônia de Araújo foi um grande sanfoneiro da região. Nasceu com problema em um olho e depois ficou cego do mesmo. Mesmo assim aprendeu a tocar na sanfona pé de bode e depois recebeu de presente uma sanfona do senhor Julião Vitor. Casou e criou a família com o dinheiro do forró. Sua principal fonte de renda era a sanfona.

24- Oscar Gabriel de Lima (In Memoriam) – Nasceu em 29/05/1927 e faleceu em 25/12/2004 aos 77 anos. Pai de Francisca das Chagas Lima e Francisco de Assis Lima. Tocou muitos forrós e reisados começando aos 15 anos de idade. Tocou por um período de 40 anos e tinha paixão pela sanfona, na sanfona ele se sentia bem.

25–Cirilo Paulino do Nascimento (In Memoriam) –Nasceu em 14/02/1946 e faleceu em 07/05/2006. Casou-se com Raquel Sebastiana de Araújo e não teve filhos biológicos, mas criou como filho o senhor Francisco Dantas de Sousa, conhecido como “Nena”.

26- Francisco Ricardino da Rocha – Chico Cadino ( In Memoriam ) 22 de Novembro de 1955 em Poços Serrote município de São Julião, nasceu Francisco Ricardino da Rocha conhecido como Chico Cadino, filho de Ricardino Francisco da Rocha e de Marta Maria da Rocha, uma criança muito saudável e que nasceu antes da hora. Com sete meses de gestação, sua mãe lhe deu a luz.

Publicidade

Além da apresentação da orquestra e das homenagens aos sanfoneiros, o segundo dia de shows encerrou a cantora Fafá Santana.

Estiveram presentes: o prefeito Edilson Brito; a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina; o vice-prefeito Antônio Tiago e esposa Kátia Leia; os vereadores: Adonelys Araújo, Flávio Sousa, Deijano Lima, Adelino Oliveira, Roberto Moura, Bibia de Benício, Severo Sousa e Acelino Sousa. Os secretários: Antônia Maria (Educação); Marli Veloso (Cultura); Almerinda Luz (Saúde); Erivan Brito (Governo); Ana Carolina (Assistência Social);  Luíz Gonzaga (Agricultura); Dorgival Lima (Administração) e Raynere Abreu (Finanças), além de lideranças  políticas de outros municípios que marcaram presença.


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS