Connect with us

Jaicós

Palestra e oficina sobre ‘Educação e Relações Étnico-Raciais’ encerram semana pedagógica em Jaicós 

Publicado

em

O professor Rafael Santos,  conduziu na manhã  desta quarta-feira, 07, em Jaicós, uma palestra e uma oficina  sobre ‘Educação e Relações Étnico-Raciais’. O evento encerrou a semana pedagógica  do município que capacita os docentes da rede de ensino para o segundo semestre letivo.

Durante cinco dias os professores participaram da formação,  promovida pela Secretaria de Educação,  que visa contribuir para que atitudes positiva dominem os espaços de sala de aula contribuindo de forma efetiva para o processo de ensino aprendizagem.

A Gerente Pedagógica Luzia Carvalho,  abriu o quinto e último dia do evento educacional. ” Quero agradecer a participação dos  professores  nesses dias,  que nos trouxe importantes conhecimentos, e dizer  que eu minhas colegas da Secretaria, fizemos  um levantamento e uma auto reflexão sobre tudo  que foi trabalhado e chegamos a conclusão de que nossa semana pedagógica  foi muito produtivo”, disse.

Antes da palestra, aconteceu uma apresentação de capoeira e atividades de capoterapia, que  promoveu um momento de descontração e uma socialização afetiva  entre os professores.

De forma dinâmica, Rafael Santos, ministrou a palestra, quando promoveu uma reflexão voltada  ao racismo e o respeito as diferenças. Ele ainda abordou sobre a cultura indígena e afro-brasileira, ancestralidade, raça, etnia,  e o  que rege a Lei 10.639/2003,  bem como, discorreu  sobre sobre a importância de trabalhar  a temática na educação desde  o ensino infantil,  sendo este o alicerce para a formação de conceitos do cidadão,  como forma de combater o preconceito.

Publicidade

Durante a palestra, o professor abriu espaços para a interação dos professores, e também, passou o vídeo  ‘ninguém nasce racista’,  que emocionou muitos dos profissionais de educação  presentes.

Em entrevista, o palestrante disse, que trouxe instrumentos  para  que os educadores, trabalhem na prática a temática.  ” Esses temas  tem haver com a cultura local e regional, então é necessário desenvolver uma educação  mais democrática, que contempla a todos os envolvidos na educação, criando uma visão de que nossa cultura  envolve pessoas  negras, brancas, indígenas, enfim, é preciso criar esse olhar e colocar na prática em sala de aula desde a  educação infantil até o ensino médio”, explicou.

“É uma forma de mostrar para todas as pessoas envolvidas no processo de educação, que vivemos  em uma sociedade que existem as diferenças,  e que elas precisam ser respeitadas,  e  deve partir  de dentro da  escola, mas em parceria com a famílias, então nosso desejo e que os profissionais da educação de Jaicós despertem para  essa questão e que tragam de fato isso para didática  da  sala de aula” completou Rafael.

Após a palestra,  os docentes  divididos por turmas, participaram de oficinas, em que foi discutido sobre a importância da Educação das Relações Étnicos-Raciais, quando foram desenvolvidos projetos didáticos para serem trabalhados nas escolas da rede.

 

Publicidade

Veja fotos:

 

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS