Connect with us

GERAL

Adolescentes do NUCA de Jaicós participam de palestra e são orientados sobre importância da participação no processo eleitoral

Publicado

em

Em uma ação que integra o Desafio 5 do Selo Unicef, o #PartiuMudar, que visa promover a educação para a cidadania democrática, conscientizando e estimulando os adolescentes para a sua participação no processo eleitoral por meio do voto, um grupo adolescentes do NUCA de Jaicós visitou na manhã desta quinta-feira (17), o Cartório Eleitoral da 19ª Zona Eleitoral, sediada na cidade.

Na oportunidade, o chefe de Cartório, Valmar Carvalho, ministrou uma breve palestra para os adolescentes, onde abordou sobre o papel desempenhado pela Justiça Eleitoral, os passos do cadastramento para tirar o título de eleitor, recadastramento biométrico, entre outros pontos.

Valmar também explanou sobre a participação do jovem no processo eleitoral, destacando a importância do voto consciente. “Vocês já vão começar escolhendo representantes locais e é importante votarem de forma consciente, conhecer quem é titular daquele cargo, o que ele pode fazer e os candidatos também, observando o histórico deles. Votem de forma correta, não vendam o voto, pesquisem, analisem” falou.

A mobilizadora, Mikaelle Teixeira, em entrevista, falou da importância da ação. “A grande importância dessa ação é trazer os jovens para tirar o título, além de ser um dos indicadores que a gente tem que cumprir a meta. É muito importante incluir o NUCA nessa ação, porque eles é quem podem chamar a atenção de outros adolescentes. E além de cumprir nosso objetivo é bom para a população, pois vários jovens na nossa cidade ainda não emitiram o título” disse.

De acordo com a mobilizadora, posteriormente, os adolescentes do NUCA irão repassar as informações que adquiriram durante o dia D, que será realizado em novembro.  “Na palestra os adolescentes receberam muitas informações e vão também repassar elas para os outros jovens. Vamos realizar o dia D, reunindo todas as escolas, os representantes do NUCA, professores e profissionais do cartório” destacou.

Durante a ação, duas adolescentes do NUCA realizaram o cadastramento eleitoral e emissão do título. Maria Lorrani da Silva, de 16 anos, que emitiu o título, disse que agora tem uma responsabilidade maior. “Com a emissão do meu título me sinto como exemplo para os demais jovens de mesma idade e que ainda não tem o título. Agora tenho também uma responsabilidade maior, pois posso escolher os representantes da minha cidade, de forma democrática”.

Publicidade

Quem também passou a ter o documento foi Mislene Alencar Rodrigues, de 17 anos. “Agora vou cumprir com meu dever como cidadã, podendo votar e serei também exemplo para outras jovens. Na palestra hoje também obtive novas informações sobre o voto, que vão me ajudar a escolher as pessoas corretas para votar” destacou.

Mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS