Connect with us

ESPORTES

Enxadrista campeã do II CPX é recepcionada no encontro de xadrez em Vila Nova do Piauí; fotos

Publicado

em

A jovem vila-novense, Maria Valentina, que venceu o II Campeonato Picoense de Xadrez na categoria feminina, realizado nos dias 29 de fevereiro e 1º de março (último sábado e domingo), foi recepcionada na noite desta terça-feira (03), durante o encontro de xadrez em Vila Nova que acontece todas as terças-feiras, na Biblioteca Municipal Patativa do Assaré.

A recepção da campeã reuniu autoridades como: o prefeito Edilson Brito; a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina; a secretária de Educação e professora, Antônia Maria; a professora Marli Veloso e o enxadrista Breno Alves que integram o Clube Picoense de Xadrez; a secretária de Administração Edinete Brito, e enxadristas do município.

Membro do Clube Picoense de Xadrez e professora lotada do município vila-novense, Marli Veloso, falou da importância da prática do xadrez como disciplina escolar e ressaltou que o esporte ajuda no desenvolvimento mental, auxiliando no raciocínio e tomada de decisões no dia a dia.

“O xadrez é uma opção a mais para crianças, adolescentes e adultos, democratizando o acesso às diversas modalidades de esporte e atividades culturais. Quanto mais participação, mais desenvolvimento para o município. Isso serve para todos, para as famílias e indicadores sociais”, enfatizou destacando os benefícios do xadrez. “É muito bom vermos crianças participando, competindo, aprendendo, uma disciplina que trabalha a concentração tendo que ficar em silêncio o máximo possível”, acrescentou.

Da cidade de Vila Nova do Piauí, participaram do II Campeonato Picoense de Xadrez, sete enxadristas: Isabela Cardoso Araújo, José Borges Leal Neto, Laécio Luís Gomes Júnior, Maria Valentina da Silva Leal, Vida Sofia da Silva Leal, Rian Carvalho dos Santos e Luzivânia de Sousa Araújo.

Membro do clube e professor de Xadrez, Breno Alves, esteve presente no encontro e falou sobre os participantes vila-novenses no II Campeonato Picoense de Xadrez.

Publicidade

“O campeonato teve seis premiações, sendo que três foram para Teresina, uma para Picos, uma para Floriano e uma para Vila Nova. Além de Picos, Vila Nova foi a cidade com mais participantes. Isso foi muito positivo e fiquei impressionado quando vi tanta gente, que tem um xadrez tão bom quanto Picos. Parabenizo Luzivânia Araújo pela participação nas duas edições, sendo campeã na primeira edição”, parabenizou Breno elogiando os enxadristas vila-novenses.

Vila Nova do Piauí foi destaque na primeira e segunda edição com jogadoras que conquistaram troféus. O primeiro campeonato realizado no ano passado, Luzivânia Araújo faturou o troféu na categoria feminina. Na segunda edição, realizada nos dias 29/02 e 01/03/2020, Maria Valentina ficou com o primeiro lugar, também na categoria feminina.

Maria Valentina campeã na categoria feminina no II Campeonato Picoense de Xadrez, esteve na ocasião desta terça-feira acompanhada de seu pai, Damião Leal, que disse à nossa redação e destacou que mesmo com pouco tempo de prática da filha é possível notar mudanças.

Da esq.: p/ direita: Prefeito Edilson Brito; enxadrista Luzivânia Araújo; campeã do II CPX, Maria Valentina, ao lado do pai Damião Leal; secretária de Educação e professora, Antônia Maria, ao lado da professora Marli Veloso e da primeira-dama, Ana Carolina.

“Há aproximadamente uns três meses ela participa das aulas de xadrez oferecidas pelo poder público de Vila Nova. Notamos mudanças na forma de concentração, no interesse e na vontade de participar de atividades esportivas. O xadrez ele desenvolve o raciocínio e a mentalidade da criança porque ajuda a pensar melhor. É muito bom e que esse incentivo seja estendido ao alcance de mais pessoas para que o município possa crescer e as crianças cresçam com a mente voltada para a prática do esporte e não para prática de atividades ilícitas”,  destacou.

O prefeito Edilson Brito fez uso da palavra para parabenizar os participantes no II Campeonato Picoense de Xadrez. “Parabéns para Vila Nova que trouxe essa premiação, para as crianças e para o Damião que é pai da Maria Valentina. Parabenizo todos da administração, ao pessoal da Cultura, a Luzivânia que trabalha com as crianças. Admiro muito e vamos preparar para que nosso município sedie o próximo campeonato”, destacou Edilson.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina, também falou sobre a prática do xadrez ressaltando que é um investimento que o município faz. “Parabenizo a Maria Valentina e todos vocês que praticam o xadrez e participaram do campeonato. Parabéns ao prefeito pelo investimento”, parabenizou a primeira-dama.

Publicidade

A enxadrista que foi campeã da categoria feminina, na primeira edição do campeonato em Picos, Luzivânia Araújo, quando facultada a palavra aproveitou para recomendar o incentivo da prática do xadrez.

“Oportunidades como essa fazem despertar mais interesse, dedicação e disciplina. Tive novas experiências em Teresina e depois que participei do campeonato comecei a me interessar mais ainda. Agradeço imensamente ao prefeito Edilson e a Marli, pela oportunidade de estar aqui incentivando essas crianças a participarem e se dedicarem mais. Depois que a gente começa a jogar xadrez entendemos que existem muitas regras que levamos para a vida de forma muito proveitosa”, disse enfatizando a importância da prática do xadrez.

Em Vila Nova, os encontros para prática do xadrez acontecem semanalmente às terças-feiras. Apresentada, a proposta foi aceita pelos membros da biblioteca juntamente com a administração municipal.

Ao final do encontro desta terça-feira, foi servido bolo para todos os participantes na Biblioteca Patativa do Assaré.

Matéria Relacionada: CPX promove o II Campeonato Picoense de Xadrez; veja fotos

Publicidade

►Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS