Connect with us

Belém do Piauí

Educação de Belém do Piauí realiza ‘Live Formação’ para professores da rede municipal

Publicado

em

A Prefeitura de Belém do Piauí,  através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na tarde desta quinta-feira (25), uma formação conduzida  pela Inovaty Assessoria, que presta serviços de apoio e assessoramento pedagógico no âmbito do município.

Devido à conjuntura de distanciamento social, por conta da pandemia, o encontro aconteceu de forma virtual, por meio da plataforma digital.

Uma “Live Formação” foi promovida pelos professores Edson Sá e Fabrícia Macêdo, que juntos discorreram sobre o tema “Despertando para novo normal – empatia, crenças e superações”, cujas as  abordagens versaram sobre o momento atual, com reflexões voltadas a  atenção plena, resiliência, conflitos internos (sentimentos e emoções),  e de como aprender com as frustrações, e as diversidades,  superando  os desafios.

Os docentes ainda  discutiram sobre ‘o novo normal’,  relacionado a situação de adaptação às novas circunstâncias comportamentais, agora adotadas com impacto socioemocional em toda população que vive as consequências, medos e inseguranças do contexto pandêmico em todo o mundo.

A formação é parte das ações articuladas de qualificação profissional, proposta no Plano de Ação  Pedagógica de Aulas não Presenciais à distância, em desenvolvimento na Rede Municipal de Educação, desde o dia 01 do corrente mês, e também, das ações anuais para formação dos profissionais da educação em exercício, já planejadas antes do evento da pandemia da covid-19.

Publicidade

Segundo o professor Edson Sá, o novo normal, na verdade, é a proposta de um novo padrão que possa garantir a sobrevivência. Como o isolamento e a ausência de contatos físicos, cancelamento de aulas presenciais em benefício das aulas a distância, uso de mídias, redes sociais com finalidades educacionais e de manutenção de vínculos, sejam familiar ou social, culto e missas por mecanismos virtuais, entre outros novos comportamentos como o uso de mascarás em meio a pessoas que não coabitam naquele lar.

Ele frisou que o novo normal, nada mais é do que a aceitação e adoção de novos comportamentos com a finalidade de cultivar e preservar a vida em particular e da coletividade. “Para atingirmos esse estado se faz necessário a prática de atenção caracterizada como um ponto de ajuste entre o físico, e o emocional, e para tanto, é importante ainda, o exercício da empatia que consiste em compartilhar uma emoção percebida de outra pessoa, sentindo a mesma emoção que ela está sentindo. E não menos insignificante a resiliência que consiste na capacidade das pessoas viverem e superarem os problemas e adaptar-se ao novo que na verdade é “o novo normal”, explicou.

 A professora, Fabrícia Macedo, disse que  as pessoas  tem um crescimento  diante das situações difíceis. “Essas situações, geralmente não são encaradas como normal, mas precisamos passar por isso, para crescermos”, ressaltou.

O professor e coordenador Pedagógico da Escola José de Moura,  José Ailton, comentou sobre a live. “A temática foi excelente e a abordagem foi perfeita,  precisamos de mais momentos como este”, afirmou.

O professor Edvan, a quem foi convidado a dirigir uma palavra de encerramento ao participantes, parabenizou pela iniciativa, ao tempo em que desejou bençãos a todos.

A secretária de Educação, Cláudia Ribeiro, não participou da live,  mas falou a nossa redação sobre a iniciativa. “Com o isolamento social imposto pela pandemia, fez -se necessário uma adequação de novo formato no processo de aperfeiçoamento dos professores da rede municipal, tendo em vista,  a importância de refletirmos e debatermos sobre esse novo contexto  em que estamos inseridos, onde o novo normal, requer muitas adequações, além de  exigir que a gente se reinvente constantemente”, disse a secretária.

Publicidade

 

Mais imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS