Connect with us

GERAL

Concludentes dos cursos da área de saúde da UFPI cobram retorno dos estágios obrigatórios

Publicado

em

Há quase sete meses com aulas paralisadas por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), os acadêmicos concludentes dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Medicina Veterinária e Farmácia da Universidade Federal do Piauí – PI, dos campi, Amílcar Ferreira Sobral – CAFS (Floriano), Senador Helvídio Nunes de Barros – SHNB (Picos) e Ministro Petrônio Portela (Teresina), repudiam descaso da instituição com relação à situação de estagnação dos discentes.

De acordo com a nota de repúdio emitida, a reivindicação dos alunos dos cursos acima citados é para o retorno aos estágios, uma vez que são graduações da área da saúde, visto o momento de necessidade de reforço para o combate à pandemia.

“A gente reivindica a volta dos estágios para os alunos formandos que foi parado devido ao Covid, mas, tudo está voltando, menos nós que somos, inclusive, cursos da saúde e que poderíamos estar ajudando nesse momento e eles não estão nem aí para a gente”, reivindica.

Em nota os acadêmicos chamam atenção no que diz respeito aos decretos que permitem o retorno dos estágios. Nos questionamentos descritos em nota, um deles é que a universidade foi das últimas a permitir defesa do Trabalho de Conclusão de Curso -TCC, via acesso remoto. Outro ponto citado no texto da nota de repúdio está relacionado a eficácia das pesquisas, estudos e recomendações.

“Será então que nossas pesquisas, estudos e recomendações não surtem efeito? Já que nos enclausuramos nos muros da UFPI e de nossa casa, ao passo que fingimos planejar um retorno seguro”, diz no texto da nota de repúdio.

Publicidade

Veja na íntegra a Nota de Repúdio dos acadêmicos da UFPI


Outro lado

Em contato com a redação do Cidadesnanet.com, o coordenador do curso de Enfermagem da UFPI, em Picos, professor, Gilberto Fernandes, explicou que o calendário acadêmico 2020.1 foi suspenso desde o mês de março e tem previsão de retorno para o mês de novembro.

“Quem legisla sobre isso dentro da universidade é a Pro-Reitoria de Ensino de Graduação. A coordenação executa o que a Pró-Reitoria determina”, disse.

“Não temos como retornar e nem negociar práticas de estágio se o calendário acadêmico está suspenso. Tivemos um período especial que foi o 2020.3 que iniciou em agosto e está sendo concluído amanhã dia 1º de outubro, onde foram ofertadas algumas disciplinas em formato remoto em todos os semestres do curso. Depois da conclusão desse período 2020.3 é que a Pró-Reitoria está se movimentando para um provável retorno, inclusive das atividades de estágio para o mês de novembro”, conclui o coordenador do curso de Bacharelado em Enfermagem, Campus de Picos, professor Gilberto Fernandes.

A redação tentou contato com a Pró-Reitoria da UFPI para maiores esclarecimentos, mas até o fechamento da matéria não obteve êxito.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS