Connect with us

ENTRETENIMENTO

Secretaria de Cultura realiza live com artistas de São Julião beneficiados pela Lei Aldir Blanc

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Cultura de São Julião promoveu nesta quinta-feira, 05 de novembro, a Live dos Artistas de São Julião, na churrascaria São Ju.

O evento teve como finalidade promover espaço de apresentações aos artistas que foram cadastrados e beneficiados pela Lei Aldir Blanc e contou com apoio da Prefeitura na gestão “O Povo Em Primeiro Lugar” do prefeito Dr. Jonas Alencar, juntamente com a Secretaria de Assistência Social, pasta gerida pela secretária Késsia Ramos.

As apresentações artísticas envolveram a dança, música, literatura, artesanato e iniciaram com a professora de aeróbica Daniela de Brito. Após apresentação do grupo que durou cerca de 32 minutos foi o momento dos artistas Terto Francisco (vocal), Luís Lindomar (Teclados) e Francisco José de Brito (Guitarra).

O artesanato foi representado por Josefa Ferreira e Valdenir da Silva, artesãos do município que trabalham há 23 e 20 anos, respectivamente. Na ocasião houve exposição de bordados em tecidos e quadros, bonecas, peças de madeira e ferro.

A literatura foi representada pelo professor e escritor Francisco de Assis Sousa que tem seis livros publicados e iniciou sua participação com a mensagem do escritor Rubem Alves que diz “Além das necessidades vitais básicas, a alma precisa de beleza”.

Publicidade

Com base na frase, Francisco de Assis enfatizou. “Essa beleza está intrínseca dentro do ser humano. Todos nós somos seres poéticos e fazemos leituras intermitentes daquilo que está a nossa volta”, disse mencionando Aldir Blanc e suas composições que marcaram época na voz de Elis Regina dentre outros artistas.

O professor apresentou também suas composições e escritos literários como As chuvas de outono que retrata a vivência sertaneja. “Isso é a materialização de um momento do olhar poético materializado nos versos que dão vida a essa mensagem imagética do nosso interior, do nosso semiárido”, explica.

O professor De Assis começou a escrever no início dos anos 90. Somente em 1997 publicou o primeiro livro de poesias A margem esquerda do rio. O primeiro livro de crônicas foi Sorrir enquanto é tempo, lançado em 2011. Anos mais tarde, já em 2014, foi lançado Filhos no asfalto e O visionário – texto bibliográfico publicado sobre a vida do avô materno do escritor Severiano Pereira da Silva. No ano de 2018, foi publicado Pedras que cantam.

O mais recente, lançado pela editora Nova Aliança de Teresina, chama-se Minha vida em sua boca e outros poemas que traz em sua temática o erotismo e complementos com poemas comuns.

A vaquejada foi também destaque durante a live. Foram exibidos vários vídeos e imagens dos vaqueiros Marcos Vinicius e Arnilton Gonçalves contemplados com a Lei Aldir Blanc.

Publicidade

Dando continuidade com a Live dos Artistas houve mais apresentações com o grupo formado por Damásio Cavalcante no vocal, Lindomar nos teclados, Luís Carlos na sanfona e Chiquinho na guitarra. Na sequência mais cantores como Veríssimo Carvalho, Marcelo de Lima entre outros cantaram sucessos do passado, atualidade composições autorais.

A secretária de Cultura, Welyda Ramos, destaca satisfação com o sucesso da Live do Artistas em São Julião que contou com apoio da Prefeitura na gestão “O Povo Em Primeiro Lugar” do prefeito Dr. Jonas Alencar, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

“A gente realizou uma Live com todos artistas contemplados pelo o auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc, com cantores, sanfoneiros, tecladistas, guitarristas, artesãos, dançarinos, vaqueiros e escritor”, destacou Welyda.

A Live dos Artistas de São Julião pode ser assistida no canal do Youtube através do endereço https://www.youtube.com/watch?v=UaURygFDStM&feature=youtu.be

 

Lei Aldir Blanc

A Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc nº 14.017 foi sancionada no dia 29 de junho de 2020 e carrega o nome de um dos maiores ícones da Cultura no país, o letrista Aldir Blanc, autor de mais de 600 canções que foram interpretadas por grandes nomes da música popular brasileira como Elis Regina na música “O bêbado e o equilibrista” , “De esquina em esquina” na voz de Clara Nunes, “Mirante” por Maria Creuza entre outros cantores.

Publicidade

Aldir foi parceiro de pelos menos 50 artistas. Dentre eles, João Bosco, Guinga, Moacyr Luz, Cristóvão Bastos, Maurício Tapajós, Carlos Lyra entre outros.  Além da  música, Blanc escreveu crônicas inspiradas na sua vida nos subúrbios cariocas para os jornais “Última Hora”, “Tribuna da Imprensa” e a revista “Homem”, até fixar-se em “O Pasquim”, em 1975, além dos livros “Rua dos Artistas e Arredores” (1978) e “Porta de Tinturaria” (1981), que seriam reunidos em um só volume como o título “Rua dos artistas e transversais” em 2006.

Aldir morreu no dia 04 de maio de 2020, vítima da Covid-19, aos 73 anos. Blanc deixou a esposa Mari Lucia, quatro filhas, cinco netos e um bisneto.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS