Connect with us

Legislativo em Foco

Câmara de Vila Nova aprova projetos do Executivo e Legislativo; veja como foi

Publicado

em

Na noite desta última quinta-feira (22) a Câmara Municipal de Vila Nova do Piauí realizou a 3ª Sessão Ordinária do 2º período da atual legislatura. Presidida pelo vereador Roberto Carvalho Moura, presidente da Mesa Diretora, a reunião parlamentar teve Projetos de Leis aprovados.

Após a leitura da pauta da sessão anterior e leitura da ordem do dia, aconteceu à votação do Projeto de Lei de nº014, de iniciativa do Poder Executivo, que dispõe sobre a concessão de mudança de Níveis dos Profissionais do Magistério, e dá outras providências.

Inicialmente, a secretária de Educação, Antônia Maria, saudou a todos os presentes e fez esclarecimentos sobre o Projeto e pediu a colaboração dos vereadores para aprovação da concessão dos direitos aos professores que completaram os 25 anos de trabalho.

“Dentre os 25 anos de serviços prestados que foram completados em abril, enfrentamos muitos desafios, e um deles foi da lei 173 que não dava o direito dos professores terem essa progressão, que é um direito adquirido e está na nossa lei de cargos e salários de 1997, temos os direitos garantidos. Com toda luta da gestão, secretários, professores e Sindicato, a gente foi atrás e tivemos uma resposta do Tribunal de Contas. O Estado graças a Deus viu que os professores trabalharam bastante mesmo em meio a pandemia, e eu digo por Vila Nova, que os professores trabalharam muito mais. Sabemos que é árduo o salário dos professores, mas é com essas conquistas que conseguimos. Agradeço a vocês mais uma vez, que sempre nos atendem muito bem. Agradeço ao prefeito Edilson ao Belim, que sempre trabalham muito na valorização dos professores e tivemos muitas conquistas. Parabenizo todos os profissionais da Educação e peço a colaboração de vocês para aprovação da concessão”, pediu a secretária.

O projeto apresentado e apreciado na sessão anterior, foi posto em votação e aprovado por todos os parlamentares presentes.

A presidente do Sindicato, professora Maria Cândida, representando a classe, agradeceu a todos pelo reconhecimento e aprovação do projeto.

Publicidade

“A luta de classe tem esse objetivo, e a nossa fala às vezes parece ser do contra ou de perseguição, mas não, a gente tem outro olhar e entendemos que as classes e minorias tem que ter amparo e união. Enquanto Sindicato e Câmara é uma união que só agrega e cresce. Agradecemos também ao prefeito Edilson pela colaboração. Hoje estamos fechando um ciclo, e teremos outras causas para serem apresentadas nesta Casa. Então, agradeço a todos pelo reconhecimento e parabéns aos professores”, disse.  

Matéria Relacionada: Câmara de Vila Nova apresenta Projetos de Leis e aprova requerimentos. Veja!

Em continuidade, foi realizada a votação do projeto de lei de nº 015, que dispõe sobre a criação do nome do açude da localidade Bom Jardim. O PL de iniciativa do vereador José Demerval de França, o Cregio França, consiste na nomeação do local como Açude Francisco Josias de Sousa.

“O seu Francisco Josias dedicou a sua vida a agricultura e a pecuária nas terras vila-novenses, exatamente na localidade Bom Jardim, viveu 70 anos e construiu uma grande família. Pai do ex-vereador Severo Francisco de Sousa e do Vitorino, faleceu em 1989, mas deixou um grande legado e uma grande história de vida e honestidade que deverá ser eternizado na história do município”, mais uma vez justificou o vereador.

O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes. O açude do Bom Jardim passa a ser uma homenagem ao senhor Francisco Josias de Sousa (in memoriam), tendo em vista suas inúmeras contribuições e de sua família para a comunidade.

Na pauta constava ainda a apresentação e apreciação do indicativo de projeto de lei nº007, de iniciativa do Vereador Flavio Adão de Sousa, que dispõe sobre a criação do nome da Rua Projetada no bairro Retiro, Vila Nova Piauí-PI. O mesmo será apresentado e posto em votação na próxima sessão ordinária.

Requerimentos individuais de forma escrita ou verbal dos parlamentares não foram apresentados, mas todos fizeram uso da palavra parabenizando os professores por mais uma conquista, bem como aos familiares de Francisco Josias de Sousa pela homenagem de nomeação no açude.  

Publicidade

Além dos vereadores Roberto Carvalho Moura (PSD), Flávio Adão de Sousa (PSD), Deijano Lima (PSD), Enéas Abreu (PSD), Dorgivaldo Lima (PSD), Crégio França (PSD), Irmã Eliésia (PSD) e colaboradores da Casa Legislativa, a secretária de Educação, Antônia Maria e as professoras Maria Cândida, Marlene Leal, Josefa Joana e Jenecina, prestigiaram a sessão.

Confira as imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS