Connect with us

DESTAQUES

Em Sessão Fúnebre, familiares dão o último adeus ao ex-vereador Boaventura de França em Vila Nova; fotos

Publicado

em

A Câmara de Vereadores de Vila Nova do Piauí realizou na tarde deste sábado, 17 de abril, Sessão Fúnebre, em homenagem ao ex-vereador Boaventura Vito de França, que faleceu aos 81 anos, na última sexta-feira, 16 de abril.

Familiares, amigos e autoridades municipais deram o último adeus em sessão de despedida ao ex-parlamentar que aconteceu na quadra poliesportiva do povoado São João Batista, na zona rural de Vila Nova, comunidade onde residia. Boaventura morreu decorrente de uma Acidente Vascular Cerebral – AVC.

Nas homenagens à Boaventura, sua neta Gisele agradeceu a todos da gestão municipal, Prefeitura e Câmara, e, todas as pessoas que se solidarizaram pela morte de seu avô.

“Cumprimento a todos e quero agradecer a gestão pela homenagem ao meu avô. Toda a família está agradecida pelo reconhecimento. Foi um homem muito honesto e íntegro. Tenho certeza que Deus tem um bom lugar pra ele. Ele cumpriu a missão […] Tenho muito orgulho do homem que ele foi”, falou Gisele durante a mensagem lida em homenagem a seu avô.

O prefeito Edilson Brito prestou suas homenagens e relembrou a trajetória política de Boaventura em militância pela emancipação politica de Vila Nova, atuando também com líder de associações, participação de reuniões em Teresina e outros lugares.

Publicidade
VILA NOVA | Morre o ex-vereador Boaventura de França; prefeito Edilson lamenta o falecimento e divulga nota

Ex-vereador Boaventura de França

“Meus sentimentos aos filhos, genros, netos, bisnetos, a todos da família de Boaventura. Era uma pessoa que se dedicou aqui na terra. Um cidadão de bem. Conheci Boaventura desde a emancipação política participando com ele em todas as reuniões para que Vila Nova se emancipasse à cidade. Fiz parte dessa caminhada com ele e mais outros companheiros que aqui estão presentes. Tive a honra de participar de reuniões com Boaventura em Associações em Picos, Teresina, e em outros lugares. Todas essas reuniões, ele estava preocupado com o povo de Vila Nova”, afirmou Edilson Brito.

“Era é um homem simples, trabalhador, dedicado a família e de grande responsabilidade. Ele deixa seu legado aqui na terra como presidente de associações, líder comunitário, líder político e vereador por onde passou naquela casa. Deixou sua marca e seu registro. Peço a Deus que receba no reino celestial e dê força a família para que suporte essa dor irreparável”, concluiu sua homenagens o prefeito Edilson Brito.

O vice-prefeito, Manoel Bernardo, o Belim, também fez suas recomendações aos familiares e rogou a Deus pela alma de Boavenutura. “Que Deus dê força aos familiares por essa perda e dê a Boaventura o reino do Céu”, disse o vice-prefeito de Vila Nova.

O presidente da Câmara de Vereadores, Flávio Adão de Sousa, manifestou suas condolências a todos os familiares e destacou o importante papel que desempenhou Boaventura para o povoado e a cidade como um todo.

“Quero saudar todos os familiares de Boaventura. É um momento difícil para os familiares perder uma pessoa, um ente querido, um líder familiar, um líder do povoado São João Batista, fundamental para o crescimento, conhecimento e desenvolvimento, lutando em prol das causas públicas. Um pai de família exemplar!”, disse o vereador Flávio Sousa.

Publicidade

“Expresso meus sentimentos a todos os familiares, a todos amigos. Essa homenagem do Legislativo é de coração por tanto que o senhor Boaventura fez por essa localidade”, proferiu o presidente da Câmara de Vila Nova, vereador Flávio Sousa se solidarizando também aos familiares de Vitalino Evaristo de Araújo, conhecido popularmente como “Neto” que faleceu de acidente de moto na tarde da última sexta-feira, 16.


Veja em >> Colisão de motocicleta com carro mata homem de Vila Nova do Piauí

Em Vila Nova, Câmara emite nota de pesar pela morte do ex – vereador Boaventura: “contribuiu muito para o município”

VILA NOVA | Prefeito Edilson lamenta morte de “Neto” e divulga nota de pesar


Além do prefeito Edilson Brito, do vice-prefeito Manoel Bernardo, o Belim, e do vereador Flávio Sousa (presidente da Casa Legislativa) e sua neta Gisele, fizeram uso da palavra os demais parlamentares: Adonelys Araújo (PSD), Crégio França (PSD), Deijano Lima (PSD), Dorgivaldo Lima (PSD), Enéas Abreu (PSD), Irmã Eliesia, (PSD), Roberto Moura (PSD) e Gilberto Leal (PP) para se solidarizarem com os familiares e homenagear o ex-vereador e líder político do povoado São João Batista.

Publicidade

Após sessão fúnebre, familiares, amigos e autoridades seguiram em cortejo em direção ao cemitério do povoado São João Batista para o sepultamento.

Trajetória

Boaventura Vito de França, nasceu em 14 de julho de 1939, filho de Vitor Simeão de França e Ursulina Sebastiana de Jesus (in memoriam), e residiam no povoado São João Batista, em Vila Nova do Piauí.

Casou-se com Frutuosa Leonilha da Conceição, onde tiveram 11 filhos, 17 netos e 15 bisnetos.

Boaventura Vito de França, pai de família cuidadoso, um dos líderes da família Simeão, agricultor, trabalhador rural aposentado, foi militante do sindicalismo e do associativismo desde quando o então município de Vila Nova do Piauí pertencia a Padre Marcos.

Publicidade

Apaixonado pela política e pela arte de servir, Boaventura participou de várias campanhas políticas desde quando o município pertencia a Padre Marcos (1982/1992). Participou com outras lideranças familiares, comunitárias e políticas, da luta pela Emancipação Política do município de Vila Nova do Piauí nos anos de 1994 e 1995.

Foi um dos sócios fundadores da Associação Comunitária dos Moradores do povoado São João Batista, da qual, foi presidente por três mandatos. Era considerado um dos grandes líderes políticos do São João Batista e região.

Chegou a ser o primeiro suplente de vereador da cidade poesia na primeira legislatura (1997/2000), assumindo uma vaga na Câmara Municipal por seis meses, no ano de 1998, quando o líder político Arinaldo Leal, na época vereador e assumiu uma secretaria, desta forma, Boaventura contribuiu significativamente para o desenvolvimento da cidade poesia.

Boaventura Vito de França, pessoa sincera e firme, corajoso e determinado. Amigo fiel e de confiança, batalhador e defensor de sua família e da região por melhores condições de vida para a população.

Veja mais fotos da sessão e do cortejo.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS