Connect with us

DESTAQUES

Tempestade com chuva de granizo atinge cidade no Piauí

Publicado

em

Moradores do município de Água Branca, no interior do Piauí, ficaram assustados na tarde desta terça-feira (28), após uma forte tempestade, acompanhada de chuva de granizo atingir o município.

Em entrevista ao Meio Norte.com, o climatologista Werton Costa, contou que esse fenômeno é mais comum do que se imagina no início do período chuvoso em algumas regiões do Estado.

Fenômenos de precipitação de granizo são mais comuns do que se imagina na região Nordeste. Porém, o nosso granizo é bem diferente do granizo do Rio Grande do Sul, de São Paulo, de Minas que é um granizo de grande diâmetro, geralmente provocado por ondas frontais ou frentes frias.  Quando temos aqui, chuva de granizo no Nordeste, ela está sempre associada ao corredor de umidade Vórtice Ciclônico de Altos Níveis  (Vecan). O Vecan se movimenta em formato circular e em grande altitude, ou seja, ele força as nuvens  a subir, a se desenvolver verticalmente,  e expõe a  parte superior das nuvens que é feita de água a dezenas de graus negativos. Assim a nuvem congela e quando ela cai, ou seja, se precipita, cai em forma de pelotas ou pedras de gelo”, explicou o professor.

Ainda de acordo com o climatologista, o caso que aconteceu em Água Branca é imprevisível e não oferece risco à população. “Foi um prêmio da loteria, algo realmente imprevisível, não sabemos quando vai ocorrer novamente. Esse fenômeno não oferece risco à população, a não ser quando vem acompanhado de rajadas de ventos e descargas elétricas. No mais é apenas um espetáculo lindo da natureza”, finalizou o especialista.

Publicidade

Fonte: Meio Norte

Facebook

MAIS ACESSADAS