Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Dom Jacinto Brito diz que a mulher é uma das maiores vítimas de violência no PI

Publicado

em

Campanha da Fraternidade foi lançada nesta quinta-feira (15) no Piauí e o arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, destacou a violência contra a mulher como um dos principais temas a serem discutidos este ano. Desta vez, a Campanha foi lançada nacionalmente com o tema “Fraternidade e superação da violência” e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8).

“Não é por estar na moda, mas sem dúvida as mulheres são uma das parcelas da sociedade que estão mais sofridas pela violência, seja doméstica ou pública”, disse Dom Jacinto Brito.

Segundo o arcebispo, é importante destacar que a violência não apenas se refere à agressão física, mas de todos os tipos. “É uma violência que vai corroendo os horizontes da vida, as possibilidades. E que não parece violência, porque as pessoas acham que violência é só quando alguém leva um bofete, um tiro”, declarou.

Ele falou ainda sobre a violência que impede o desenvolvimento de crianças e adolescentes no Piauí. “Nós sentimos isso de maneira pessoal, na família, mas também estrutural. Na medida em que não se tem oportunidade, possibilidade de crescer e desenvolver esses talentos, como vão ficar? Quando se barra o crescimento, quando se impede que a pessoa desenvolva talentos e ganhe a estatura que merece, isso é violência”, disse.

 (Foto: José Marcelo/G1)

O presidente da Ação Social Arquidiocesana, padre Tony Batista, falou ainda da violência contra o povo na forma de corrupção, injustiça e retirada de direitos.

Publicidade

“Será que nossos irmãos excluídos não carregam dentro de si uma revolta? Enquanto eles não têm o pão para comer, escola para seus filhos, enquanto eles passam três meses para encontrar uma vaga no SUS, o dinheiro público é roubado. Isso é a maior violência. Cada dia mais os ladrões ficam mais ricos às custas da miséria do povo. Esta é a principal violência. Se não tivermos justiça, se o povo não for respeitado, se não houver educação, saúde e lazer, se o nosso povo não é olhado, nós nunca teremos um mundo sem violência, por que ele é fruto da justiça. A violência passa pelo descaso com bem comum”, declarou o padre Tony.

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS