Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Quatro abrigos de idosos já registraram surto de covid em Teresina, alerta MP

Publicado

em

Pelo menos quatro abrigos de idosos de Teresina já registraram surto de covid-19 ao longo dos últimos meses de pandemia. A informação é do Ministério Público Estadual, que instaurou um procedimento para acompanhar a situação e identificar possíveis irregularidades no controle do novo coronavírus nos locais que abrigam idosos na capital.
Além da Casa Frederico Ozanam,  onde idosos e funcionários testaram positivo para a Covid-19 no final do último mês de maio, também já registraram surtos da doença os abrigos Nosso Lar, Manain e São José.
De acordo com a promotora Marlúcia Gomes Evaristo, todos os abrigos de idosos localizados em Teresina passaram por fiscalizações recentemente. O objetivo do MP é garantir a segurança sanitária e evitar novos casos de contaminação. Atualmente, cerca de 270 idosos vivem em abrigos na capital.
Uma das ações alcançadas pelo Ministério Público foi a retomada de um local para receber os idosos institucionalizados que foram diagnosticados com a covid-19.
“A Semcaspi já disponibilizou um local no bairro Socopo, onde a FMS vai atuar em conjunto. Todas às vezes que algum idoso aparecer positivado vai ser levado para esse local para receber todo o atendimento. Foi uma intervenção feita pelo Ministério Público. Conseguimos que voltasse o que era feito no hospital de campanha do Lar da Fraternidade, que foi extinto”, explicou a promotora.
O trabalho de acompanhamento do Ministério Público deve durar até o final da pandemia da covid-19. “Nós instauramos um procedimento de acompanhamento das políticas públicas voltadas para as pessoas idosas durante a pandemia. Esse procedimento só vai ser encerrado quando disserem que a pandemia está controlada. Enquanto não for, ele vai continuar”, garantiu Marlucia Evaristo.
Natanael Souza
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS