Connect with us

Fronteiras

Saúde de Fronteiras imuniza idosos de 65 a 69 anos; prefeito destaca medidas adotadas que conteve o pico da Covid

Publicado

em

A Prefeitura de Fronteiras, que é gerida pelo prefeito Eudes Agripino, através da Secretaria Municipal de Saúde, que tem à frente o Dr. Antônio Neto Bezerra, iniciou na manhã desta terça-feira, 13 de abril, uma nova etapa de vacinação do público idoso contra a Covid-19.

O novo público que está sendo imunizado é de idosos com idade entre 65 a 69 anos. A enfermeira Milene Alves, responsável por esta vacinação na sede, falou sobre a nova etapa de imunização.

“Estamos vacinando hoje idosos de 65 a 69 anos, no mesmo local, para facilitar o acesso de todos. Contamos nesta ação com o trabalho imprescindível dos agentes de saúde que trazem os idosos até o local e ainda da vigilância sanitária que chega bem antes aqui no local para garantir o distanciamento social, a higienização e outras medidas que visam que o vírus não seja disseminado. Essa é a primeira dose”, explicou.

A ação de vacinação realizada hoje (13), aconteceu no Ginásio Poliesportivo. Além da equipe de saúde da sede também outra equipe foi deslocada para a zona rural para imunizar os idosos de 70 a 79 anos com a segunda dose da vacina contra a Covid.

A coordenadora ressaltou que a medida que chegarem novas doses serão vacinados os demais públicos e que todos devem aguardar informações que serão repassadas pelos Agentes Comunitários de Saúde.


A Secretaria de Saúde também segue realizando a vacinação dos profissionais da segurança pública.

Os idosos celebram com alegria a chegada da vacina.

Publicidade

“Eu me sinto aliviado. Feliz demais. Já peguei esse vírus e agora recebi a primeira dose da vacina”, disse seu Isaque Nunes, um dos imunizados hoje.

“É uma alegria grande demais. É necessário essa vacina. Fiquei nervosa, ansiosa, mas chegou o grande dia. Mas estou iniciando a imunização”, pontou a dona Lídia Pereira, de 65 anos.

_Prefeito destaca medidas adotadas que conteve o pico da Covid – 19:

No mês de março, o município de Fronteiras atingiu um alto número de infectados com o Coronavírus. O boletim chegou a registrar 72 casos ativos e a situação preocupou o gestor que hoje vê o número de casos ativos cair.

Em entrevista ao Portal Cidades, Eudes Agripino Ribeiro, prefeito pelo PSD, destacou quais foram as medidas adotadas pela sua gestão e como conseguiu controlar o número de infectados.


“Primeiro assumimos o compromisso da transparência com a população e divulgamos sempre a real situação do município. Nosso boletim é divulgado diariamente. Tivemos dias tensos. Com casos complicados. Com o aumento desses casos preparamos o sistema de saúde para receber pacientes e isolá-los, orientamos a população sobre medidas para evitar a propagação do vírus, protegemos os grupos mais vulneráveis à doença”.

Eudes pontuou que a gestão fez a testagem em massa. “Para garantir a redução nos casos adotamos a testagem em massa com o uso de testes rápidos. Porque o que acontecia antes era que as pessoas sentiam sintomas, procuravam os serviços de saúde, tinham amostra de material colhido e depois era enviado ao Laboratório que levava de dois a três dias para emitir o resultado e durante este intervalo o paciente infectado ficava transmitindo o vírus para outras pessoas. Agora o paciente chegou com os sintomas são testados e imediatamente tem o resultado o que garante o isolamento total e o acompanhamento deste paciente”.

Eudes lembra que conseguiu reduzir os casos sem fechar por completo a cidade. “Flexibilizamos algumas medidas e isso não afetou o número de casos. Porque a medida que flexibilizamos as regras, aumentamos a fiscalização”.

Publicidade

Eudes destacou a criação de um setor específico para cuidar dos casos de Covid – 19. “Destinamos uma área específica para infectados pelo Sars-CoV-2 e se nos organizamos para atender em segurança, emergências e os demais pacientes. Hoje estamos preparados com protocolos seguros e disponibilizamos ainda quatro leitos”.

O gestor criticou a oposição que usa a doença para fazer política. “Temos às vezes em nosso município o discurso do quanto pior melhor. A oposição tocou o terror com o pico da doença e agora temos é que unir forças para combater o nosso inimigo em comum, que é o Coronavírus”, disse.

De acordo com o prefeito ainda é cedo para se comemorar. Eudes disse que a população não pode relaxar. “A busca pela redução da transmissão e dos índices de mortalidade ainda passa pelos mesmos cuidados do início da pandemia: manter as medidas de isolamento e evitar aglomerações, fazer uso de máscara e higienizar as mãos com frequência. A chegada das vacinas traz sim um sentimento de esperança e é nisto que estamos crendo. Que logo todo nosso povo esteja vacinado”!

Eudes agradeceu o trabalho conjunto da Prefeitura, da Secretaria de Saúde, da Vigilância Sanitária e da Polícia e da população em geral no combate à doença e comemorou a vacinação. “Já temos mais de 1000 pessoas imunizadas e isso nos dar esperança. Estamos juntos nesta luta. Fronteiras, o Piauí, o Brasil e o mundo vão vencer esse vírus. Cremos”, finalizou Eudes.

_Mais fotos:

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS