Connect with us

ESPORTES

PATOS | Instituto desenvolve projeto na rede escolar e incentiva o esporte entre crianças e adolescentes

Publicado

em

Um projeto desenvolvido no município de Patos do Piauí uniu o esporte e a educação em prol do desenvolvimento social e o bem-estar de crianças e adolescentes matriculados nas redes de ensino.

O projeto é uma iniciativa do Instituto Flor do Cajueiro, que contou com a parceria e o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Esportes, e da Prefeitura de Patos do Piauí, por meio da Secretaria de Educação.

Dentre os objetivos, promover a integração entre os alunos, incentivar a prática esportiva e proporcionar lazer e cultura à comunidade estudantil por meio da realização de competições esportivas nas modalidades futebol de campo e de salão.

Segundo Manuela Maria, presidente do Instituto, ao todo, cerca de 240 alunos matriculados nas redes de ensino participaram dos jogos. “A proposta do Instituto foi abraçada pelos professores e alunos. Tivemos uma grande participação, algo que fez dessa primeira edição do projeto um sucesso.”, avaliou.

Os jogos aconteceram no povoado Cajueiro e na cidade de Patos do Piauí, nos dias 15, 18 e 25 de novembro, nas categorias masculino e feminino, divididos por faixa etária, dentre crianças e adolescentes de 9 a 17 anos.

O encerramento do projeto aconteceu no sábado, 25, no Estádio Municipal José Damasceno Ferreira, na cidade de Patos do Piauí, com as rodadas finais do campeonato na faixa etária de 14 a 17 anos.

Publicidade

O título foi disputado entre as equipes das escolas Martinho Vieira (da Rede Estadual de Ensino e Cícero José da Costa (da Rede Municipal), ambas situadas no povoado Cajueiro. A equipe do Martinho Vieira venceu por 6 a 0 e se tornou a grande campeã de 2023 do projeto “Unidos pelo futebol: jovens talentos em campo”.

Após a partida, no centro da cidade, foi realizada a cerimônia de premiação com distribuição de troféus e medalhas para os times e atletas que se destacaram na competição.

Na oportunidade, o Instituto Flor do Cajueiro também condecorou os professores destaques do Campeonato ‘Unidos pelo Futebol’ em reconhecimento pelo trabalho e toda colaboração na execução do projeto.

Como premiação para todas as escolas participantes, o Instituto também entregou aparelhos notebooks para as escolas Cícero José da Costa, Martinho Vieira, Pedro Crisanto e Construindo o Saber.

A cerimônia foi prestigiada por diversas autoridades.

Luiz Evaristo, vice-prefeito de Patos e fundador do Instituto, falou da satisfação de promover esporte e cultura para os jovens. “Essa é uma iniciativa que visa oferecer alternativas de atividades para as nossas crianças e adolescentes que estão matriculadas. Estamos muito felizes com o sucesso da primeira edição do projeto Unidos pelo Futebol, e com a certeza das parcerias renovadas para fazermos um evento ainda maior em 2024.”, disse.

O deputado estadual Evaldo Gomes, parceiro e apoiador do projeto, falou da importância do projeto. “Essa parceria de Secretaria de Esporte com a Educação é importante porque integra e contribui para ações sociais dessa natureza. Então, a gente está feliz por contribuir e quer investir mais nesse evento importante, que movimenta a cidade, movimenta os esportistas, as escolas e traz resultados positivos.”, disse.

A secretária de Estado dos Esportes, Josiene Campelo, prestigiou o encerramento do projeto em Patos do Piauí.

“A Secretaria dos Esportes tem percorrido vários municípios do estado do Piauí, levando projetos importantes como esse, incentivando as práticas esportivas em diversas modalidades, como também levando infraestrutura esportiva. Nós somos parceiros e apoiadores de projetos importantes como esse. Parabenizar o Instituto Flor do Cajueiro pelo belíssimo evento. Acompanhei todas as etapas e vi o excelente trabalho que as escolas estaduais e municipais fizeram. Sabemos a importância do esporte e a educação andarem juntos para formar cidadão. E o nosso governador Rafael Fonteles tem efetivado medidas muito importantes de incentivo ao esporte.”, disse.

O prefeito Joaquim Neto enalteceu o trabalho conjunto. “Foi muito boa essa parceria do Instituto com o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Esporte, também com o apoio da nossa gestão. Foi um campeonato que trouxe alegria, trouxe desenvolvimento na área esportiva, movimentou a economia do município.”, disse, parabenizando a todos os envolvidos.

À noite, em praça pública, uma festa com Edson Sanfoneiro, Denilson Fernandes e Marcelo Batista coroou o sucesso da primeira edição do projeto “Unidos pelo Futebol”.

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS