Connect with us

GERAL

Abstenção do Enem Digital foi de 67,2% no Piauí

Publicado

em

A abstenção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital foi de 67,2% no Piauí, no segundo dia de provas, no domingo (7). Dos 1.392 estudantes piauienses inscritos no Enem Digital, 456 foram fazer as provas, correspondentes a 32,8%. Faltaram 936 estudantes piauienses, 67,2% do total.

Ao todo, 26.709 participantes compareceram ao segundo dia de aplicação da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 no domingo.

O número representa 28,7% dos 93.079 inscritos aguardados, considerando os 1.028 locais de prova. Vale ressaltar que os dados são preliminares, tendo em vista que os números definitivos dependem da apuração do consórcio aplicador e serão informados na divulgação dos resultados. Esta edição marcou a estreia das provas digitais do Enem.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou as provas em 104 municípios brasileiros. No total, o exame contou com uma estrutura de 4.053 laboratórios de informática.

Em entrevista coletiva no Inep, após o encerramento das provas, o presidente da autarquia, Alexandre Lopes, destacou o início do ciclo de consolidação gradual do novo modelo do Enem, que será totalmente digital até 2026.

Publicidade

“Hoje, concluímos a primeira aplicação do Enem Digital no Brasil. Estamos reescrevendo a história do Enem, com mais um capítulo importante. O Inep e o Ministério da Educação (MEC) demonstraram que é possível fazer uma prova digital, em um exame de larga escala, no país. Sabemos que a digitalização das provas é o futuro”, disse o presidente.

Alexandre Lopes afirmou, ainda, que a versão digital será expandida a partir da próxima edição. “Vamos expandir a aplicação já na edição de 2021. Iremos ampliar a oferta para mais pessoas poderem fazer a prova digital”, pontuou. O diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Inep, Camilo Mussi, chamou a atenção para o avanço logístico do Enem Digital.

“Fizemos a distribuição das provas, no dia da aplicação, em mais de 93 mil computadores. Distribuímos tudo on-line. Além disso, temos o resultado imediato de todas as marcações que os participantes fizeram. Esse formato traz uma agilidade muito grande em todos os aspectos que envolvem a aplicação”, explicou.

O diretor de Gestão e Planejamento do Inep, Murillo Gameiro, destacou o esforço para a realização do Enem, diante das dificuldades impostas pelo contexto da pandemia de COVID-19. “Nesse período difícil, de muita adversidade, foi importante conseguir proporcionar as condições para que o Enem fosse aplicado e, assim, dar a chance de uma melhoria na qualidade de vida de milhões de brasileiros”, afirmou. Para o diretor substituto de Avaliação da Educação Básica da autarquia, Eduardo Sousa, “a concretização do Enem Digital, mesmo com as intercorrências causadas em função da crise sanitária, é uma vitória da sociedade”.

No domingo, os participantes resolveram itens de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias.

Publicidade

 

 

Fonte: Efrém Ribeiro\Meio Norte

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS