Connect with us

Alegrete do Piauí

Assistência Social de Alegrete retoma atividades com grupos do SCFV e PCF

Publicado

em

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência da Assistência Social de Alegrete do Piauí, retomou as atividades presenciais no último dia 22 de março com as crianças entre 04 e 12 anos de idade, em turmas alternadas de acordo com a faixa etária.

As crianças do SCFV de Alegrete do Piauí, participaram de um momento de acolhida inicial e foram recepcionadas com muitas brincadeiras, atividades lúdicas, além de receberem kit’s de bolsinha e garrafa, e orientações sobre o uso de máscara e cuidados contra a Covid-19.

O retorno será organizado em 4 turmas, em dias e horários alternados. Cada turma terá dois encontros semanais. Além das crianças, na próxima semana retornarão o grupo do SCFV de adolescentes, que contará inicialmente com um encontro semanal.

Neste primeiro momento serão ofertadas atividades socioeducativas, de natureza artístico-cultural, desportivas, esportivas e lúdicas, que funcionam como estratégias para promover a convivência e o fortalecimento de vínculos entre o grupo e também entre as crianças e suas famílias.

A prefeita Lilian Alencar esteve presente no encontro e se emocionou as crianças interagindo entre si.

“Depois de dois anos que estivemos amedrontados por essa pandemia, agora estamos mais seguros após a vacinação, e retornando nossas atividades presenciais. Presenciar esse retorno com essas crianças lindas é muito gratificante”, enfatizou a prefeita Lilian.

Desde o ano passado alguns encontros presenciais foram feitos que caracterizam retorno gradativo, sendo alguns também na modalidade delivery. Neste ano as atividades acontecem de forma 100% presencial, que iniciaram em janeiro com a Campanha Janeiro Branco e também junto com o calendário escolar – retorno das aulas.

Publicidade

O SCFV tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de riscos e vulnerabilidades, procurando assim o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, por meio de atividades que estimulem o convívio social e a cidadania.

A secretária de Assistência Social, destaca que o SCFV além de crianças (04 a 12 anos) e adolescentes (13 a 17) também inclui nas atividades presenciais o grupo de idosos, o grupo Mães Parceiras – oficinas, palestras e encontros mensais -, o grupo de gestantes do Programa Criança Feliz – contempladas com o Benefício Eventual do Enxoval-, e visitas do PCF.

“Estamos felizes com esse retorno presencial que reforça o vínculo e o apoio com as famílias do Cadastro Único, apoiadas pela assistência social onde durante a pandemia ficaram sendo acompanhadas de forma esporádica ou de forma remota e seletiva. Agora os grupos voltam de forma presencial para fortalecer os vínculos e assim vamos caminhar junto a essas famílias para com a prestação de serviços com a cidadania”, destaca a secretária Ariane Santos.

A orientadora social, Lucélia Sousa, revelou que o momento foi de muita alegria.

“Foram quase dois anos de pandemia e convívio social cortado. Então estamos muitos felizes das crianças poderem participar novamente de atividades presenciais. É uma satisfação ver no rostinho das crianças a felicidade de estarem de volta”, disse a orientadora social, Lucélia Sousa.

A orientadora social, Micaella Alves, também se expressou em razão do retorno das atividades.

“É com grande alegria e satisfação que hoje podemos receber as crianças do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos com as turmas presenciais. Cremos que será um ano de muito aprendizado, conquista e sucesso onde juntos vamos a cada dia fortalecer o vínculo entre família, escola e serviço SCFV. Estamos com muitas expectativas boas para esse ano e quero ressaltar a minha gratidão ao vê a alegria e empolgação de cada criança, em cada olhar, em cada gesto, e também agradecer ao grupo mães parceiras que tem nos dado todo apoio e participação”, revelou Micaella.

Estiveram presentes neste saudoso retorno, a prefeita de Alegrete, Lilian Alencar; a secretária de Assistência Social, Ariane Santos, e as orientadoras sociais Micaella Alves e Lucélia Sousa.

Fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS