Connect with us

GERAL

Diagnósticos de câncer caem 62% no Piauí durante a pandemia e situação preocupa

Publicado

em

O médico Gerônimo Júnior, da Sociedade Brasileira de Patologia, concedeu entrevista nesta terça-feira (14/07) ao programa jornal do Piauí, da TV Cidade Verde, e revelou que o número de pessoas diagnosticadas com câncer no estado em 2020 foi 62% menor se comparado ao mesmo período do ano passado.

O caso se dá porque durante a pandemia cresce os receio das pessoas procurarem atendimento médico, além da dificuldade da população em conseguir atendimento.

A situação preocupa a Sociedade Brasileira de Patologia, porque muitas pessoas deixaram de fazer os tratamentos de doenças crônicas e, pior, muitas sequer sabem que têm estas doença.

Estima-se que o atendimento a doenças crônicas reduziu 50% no Piauí e muito disso se deve a falta de leitos. Sete em cada 10 procedimentos oncológicos no estado deixaram de ser realizados no período.

“São vários os fatores que contribuíram para isso, no início da pandemia nos deparamos com uma situação que era nova para todo mundo, conhecíamos muito pouco da doença, foi orientado que os pacientes deveriam permanecer em casa, cirurgias eletivas, consultas eletivas sendo suspensas… Isso acarretou um medo que permanece um receio de procurar o serviço de saúde para seus exames de rotina”, comentou o médico Gerônimo Júnior.

Publicidade

A orientação neste momento é que as pessoas procurem o diagnóstico caso percebam sintomas diversos, pois quanto mais tarde é feita a confirmação de uma doença, mais complicado é o tratamento.

Assista ao vídeo:

Fonte: 180 graus
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS