Connect with us

GERAL

Fiéis católicos celebram 48 anos de devoção a São Francisco, padroeiro de Wall Ferraz

Publicado

em

Há 48 anos, o dia 04 de outubro, em Wall Ferraz, é marcado por gestos de fé e devoção a São Francisco, santo padroeiro do município. O evento religioso é uma tradição antiga da comunidade, iniciada em 1975, antes mesmo da emancipação política do município.

Neste dia, os fiéis devotos elevam suas orações aos céus, fazem pedidos e agradecem pelas graças alcançadas por intermédio de um dos santos mais populares da igreja católica.

A programação teve início com a celebração da missa solene da festa do padroeiro, que foi presidida pelo padre Antônio Cristo, pároco de Santa Cruz do Piauí, e contou com a participação de centenas de fiéis católicos.

Já a noite, após a missa, como de costume, com velas nas mãos, os fiéis saíram em procissão com a imagem do santo padroeiro. A caminhada percorreu várias ruas da cidade e encerrou novamente na igreja, com a bênção dos objetos e a bênção final.

No encerramento, o padre Antônio Cristo dirigiu agradecimentos a todos que participaram e de alguma maneira contribuíram com a realização do festejo. “Recebemos com muita alegria de todos vocês todo esse apoio. Assim nós fizemos desses dias um tempo forte de oração a São Francisco, esse modelo de missionário da paz.”, disse.

Pagadores de promessa

São várias as manifestações de fé e devoção a São Francisco. Um dos principais costumes dos devotos é se vestir exatamente como o santo para agradecer aos pedidos atendidos. A roupa marrom é uma das formas de pagar as promessas feitas ao santo.

Um dos devotos que participou da missa vestido de marrom foi Geneildo José Gonçalves, que mora na comunidade Baixão do Umbuzeiro, zona rural de Wall Ferraz.  

A promessa, no entanto, não se resume apenas a vestimenta, mas envolve, também, o sacrifício de uma caminhada de seis quilômetros de sua casa até a igreja, e ajudar carregar o andor com a imagem de São Francisco.

“Vim a pé da minha casa até aqui. São seis quilômetros de caminhada no sol, tudo para agradecer a São Francisco pelo que ele fez por mim. Eu estava muito doente, me apeguei com São Francisco, e graças a ele e a Deus eu alcancei essa graça. Então, enquanto vida eu tiver eu vou vestir marrom o mês todo.”, contou o devoto.

A senhora Maria Francisca veio da comunidade Salina, interior do município de Santa Cruz do Piauí pagar uma promessa que fez em 2002. Ela pediu a São Francisco pela recuperação da saúde deu seu filho.  

Publicidade

“Meu filho foi atingido por um raio durante uma chuva. Aí eu fiz um pedido a São Francisco e uma promessa que se meu filho ficasse bom, todos os anos eu ia vestir marrom o mês de outubro e vinha participar da missa em Wall Ferraz.”, contou ela, manifestando sua crença no santo: “Acredito muito em São Francisco. De vez eu quando eu faço outros pedidos e ele sempre me atende.”

O prefeito do município, Guilherme Maia, participou da missa e procissão. Em entrevista, ele destacou a importância do festejo.

“É uma festa tradicional que iniciou quando Wall Ferraz ainda era povoado e que faz parte da história do nosso município. E nós estamos aqui participando e apoiando a igreja na realização dessa grande festa religiosa. Reafirmamos o nosso compromisso de estar sempre apoiando, investindo cada vez mais nessa festa que faz parte da nossa tradição.”, disse.

O gestor destacou que a igreja tem um papel importante na sociedade. “A igreja se une a escola e a família na formação de uma sociedade e na transformação do mundo em um lugar melhor e mais pacífico para vivermos.”, pontuou Guilherme.  

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS