Connect with us

GERAL

PICOS | Comandante do Corpo de Bombeiros alerta para acidentes com raios

Publicado

em

O índice de chuvas isoladas tem aumentado na macrorregião de Picos. Com isso, a incidência de raios e trovões. O comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Hamylton Lemos, informou que um dos pontos que mais “chamam” raios são em locais abertos.

“Primeiramente, é preciso a pessoa estar atenta ao local em que estiver, principalmente se for local aberto, sem para-raios, sem edificações e postes. Em caso de descarga atmosférica, a primeira coisa é evitar ir para debaixo de árvores. Se ficar embaixo de árvore, a tendência é o raio buscar o ponto mais alto. Então, com certeza, vai ser atingida pelo raio”, disse o comandante.

O Tenente Hamylton falou que é importante procurar uma residência ou manter-se agachado. “Se observar que existe índices de raios, a primeira coisa é procurar uma residência ou se agachar, porque o que tiver acima da cabeça da pessoa será atingida mais rápido pelo raio”.

Comandante do Corpo de Bombeiros de Picos, Hamylton Lemos

Ele também disse que tipos de cuidados as pessoas devem tomar ao estarem em casa e estiver havendo incidência de descarga atmosférica.

“Todos os postes funcionam como para-raios. Então, com certeza, possa ser que exista grande oscilação de energia na residência. O que se deve fazer? Deve-se tirar os eletrodomésticos das tomadas, não usar celular ou qualquer tipo de material que possa ajudar na condução da descarga atmosférica do raio até a pessoa”, alertou.

Publicidade

Ele também alerta para o cuidado ao estar em obras inacabadas.

“Já ouvimos de pessoas atingidas ao estarem com animais. Honestamente, o Corpo de Bombeiros nunca chegou a atender vítimas atingidas por raio, mas chega ao nosso conhecimento, tanto em obras inacabadas quanto em áreas campais, vários casos de pessoas atingidas por raios. Então nosso alerta também vale para locais em construção. É preciso que se evitem estar em locais no alto, como em obras inacabadas, porque, com certeza, a tendência do raio atingir é maior”, concluiu.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS