Connect with us

GERAL

Picos reduz 50% no número de casos de hanseníase em comparação ao primeiro semestre de 2020

Publicado

em

O principal referência para identificação, consultas, exames e reabilitação da hanseníase no município de Picos,  o Pronto Atendimento Médico (PAM), registrou uma redução de 50% no número de casos da doença em relação ao primeiro semestre de 2020.

O coordenador do PAM, Gilberto Valentim, explicou sobre a redução no diagnóstico. “Tivemos uma redução no número de casos, a partir de 2020 a gente tem uma redução de 50% em número de diagnostico, seja em relação ao ano de 2020 a 2019, como a 2020 para 2021”, afirmou.

Segundo Gilberto Valentim, devido a pandemia da Covid-19 a sede do PAM tem sido o único local para identificação da doença.

“A gente está buscando o diagnóstico apenas aqui na unidade em parceria com o Programa Saúde da Família, mas temos observado que praticamente 80% dos casos que temos diagnosticado nesses dois anos em relação ao primeiro semestre de 2021 e 2020, o modo de detecção é demanda espontânea”, pontuou.

Ainda de acordo com o coordenador do Pronto de Atendimento Médico, é preciso alertar a população para os sintomas da doença e, caso apresente algum deles, as pessoas devem procurar o PAM ou o posto de saúde para que seja feito o encaminhamento.

Publicidade

“Quero chamar atenção para sinais e sintomas da doença, manchas esbranquiçadas, avermelhadas, dores no meio dos braços e nas pernas, sensação de ardência, queimação, formigamento, dormência nos membros superiores e inferiores, tudo isso pode ser sintoma de hanseníase, então o paciente apresentou qualquer um desses sintomas, deve procurar o serviço de saúde, seja diretamente no PAM ou no seu posto de saúde”, assegurou.

O PAM está funcionando normalmente e para atendimento é necessário agendamento para evitar aglomeração.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS