Connect with us

Alagoinha do Piauí

I Seminário do PPAIC enfatiza a alfabetização dos estudantes na idade adequada, em Alagoinha

Publicado

em

Nesta segunda-feira (03), aconteceu o primeiro Seminário Municipal de Educação do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), organizado pela Prefeitura Municipal de Alagoinha do Piauí em parceria com a Secretaria de Educação. O evento teve como tema “Trilhando Saberes” e iniciou às 13h00min, na U. E. Jonas Nicolau da Rocha.

A coordenadora do PPAIC, Janaianne dos Anjos, explicou que o objetivo do seminário foi promover o compartilhamento de conhecimentos.

Janaianne

“Queremos incentivar o processo de alfabetização, as avaliações externas e também destacar as boas práticas educacionais que acontecem na cidade em relação à alfabetização”, ressaltou a coordenadora.

A primeira-dama e secretária de Educação Anatália Rocha agradeceu a colaboração de todos.

“Gostaria de agradecer a presença de todos e das meninas do PPAIC, que estão sempre fazendo visitas nas escolas, nos repassando as informações necessárias e estão sempre trabalhando, parabenizo também pela organização do 1° seminário e quero dizer que sempre estarei a disposição”, disse.

O governo piauiense criou o PPAIC em maio de 2021, para promover políticas públicas de educação em um ambiente colaborativo entre o estado e os governos locais, fomentando o diálogo permanente e tomando ações coordenadas para garantir que as crianças piauienses tenham o direito à alfabetização na idade adequada.

Durante o evento estiveram presentes a secretaria municipal de Educação, Anatália Rocha, educadores das redes municipais, diretores, representantes do PPAIC, pais de alunos e também a presença dos estudantes, como foi lembrado pelo educador Wilson, “É um momento de muita alegria estar contando com a população educacional e todo alunado que fazem parte da rede municipal. É muito importante sabermos que nosso município tem crescido educacionalmente. É uma preocupação deste município ver as crianças aprendendo, crescendo e se tornando cidadãos melhores”, declara Wilson.

Wilson

De acordo com a coordenadora Janaiane, possui seis linhas educacionais envolvidas no programa, crianças de 3 a 5 anos e crianças do primeiro, segundo e terceiro ano. São ao todo 30 profissionais trabalhando neste processo de alfabetização.

Dessa forma, cada escola enfatizou os métodos que utilizam para aprimorar a aprendizagem dos alunos, resultando em uma troca de experiências que contribuem significativamente para o aumento dos índices de alfabetização na cidade de Alagoinha.

Palestra

A palestra magna foi ministrada pela coordenadora do PPAIC, Janaiane Anjos. Ela trabalhou o tema “Personalização da Aprendizagem – Entendendo Resultados”, focando em como o aluno é avaliado e de como o professor deve avaliar de acordo com as perspectivas das avaliações externas.

Publicidade

As apresentações dos alunos também foram destaque no evento, de forma que exercitam a imaginação de cada um deles.

Projeto Soletrando

Projeto Soletrando foi desenvolvido pela equipe do PPAIC de Alagoinha, juntamente com os educadores da rede municipal de ensino e tem o objetivo de alavancar os índices do município e melhorar a leitura das crianças.

O projeto aconteceu em forma de gincanas nos meses de maio e junho. Durante esse tempo, os professores trabalharam a leitura de palavras, também com disputas entre crianças de 03 anos, as quais tinham que reconhecer cores e vogais. As crianças de 04 anos reconheceram as letras do alfabeto e as de 05 anos, reconheciam as sílabas.

Os alunos do 1° ano viram as palavras de leitura simples. Já as crianças do 2° e 3° viram palavras mais complexas. Isso tudo aconteceu em forma de disputa, um contra o outro. Este momento foi conduzido pela formadora do Cliclo de Alfabetização, Nayara Caravalho, e Vanja Rocha, formadora da Educação Infantil.

Nas últimas semanas de junho, houve uma disputa interna dentro das escolas, onde foram selecionados dois alunos de cada turma para participarem do Soletrando na culminância nesta segunda-feira (3).

Na culminância desta segunda (3), os alunos vencedores das competições receberam certificados e medalhas como forma de reconhecimento. As escolas vencedoras de cada categoria receberam troféus e os alunos, ganharam jogos educativos.

Imagens;

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS